Viva IMED

IMED Formatura

A pandemia vem nos exigindo mudanças de estratégia e de postura há mais de um ano. Tivemos que adaptar as aulas, as atividades práticas e também as nossas comemorações. Desde 2020/1 não tivemos a possibilidade de realizar a formatura Unificada, para encerrar o ciclo de formação de nossos estudantes. Aguardamos, na expectativa de que com o passar dos meses fossemos ter novamente a possibilidade de nos reunirmos para comemorar. Também não foi possível.

No final de 2020, optamos por realizar as colações de grau de forma individual, garantindo que nossos formandos tivessem a recordação deste momento tão importante para cada um, suas famílias e para nós, enquanto instituição de ensino. Mantivemos ainda a expectativa de realizarmos um evento reunindo todos em uma grande comemoração.

Frente ao cenário instalado, a Formatura Unificada, que reuniria os formandos de 2020/1 e 2020/2 fica definitivamente cancelada e novas medidas passam a ser tomadas a respeito dos eventos futuros.

Ainda em 2021, a IMED mantém o compromisso de realização e custeio integral da Formatura Unificada, para os alunos concluintes de 2021/1, considerando: Até 30 dias antes da data agendada é preciso que haja liberação pelas autoridades de saúde, para a realização de eventos presenciais, com presença de convidados em número suficiente para atender a demanda deste evento;

As turmas que desejarem realizar suas colações de forma individual, ficam liberadas para que organizem os eventos, ficando apenas incumbidos de comunicar a área de registros acadêmicos a respeito da data reservada, bem como horário e local. Nestes casos a IMED não se responsabiliza pelo custeio do evento, ficando este a cargo das turmas. A comunicação da data, horário e local da colação deverá ser formalizada por e-mail ao setor e eventos da IMED ([email protected]) com no mínimo 60 dias de antecedência ao evento.

Caso não tenhamos esta liberação, fica definido desde já que a colação de grau será realizada no formato individual, possibilitando o registro deste momento especial, nos mesmos parâmetros do que foi realizado para os formandos 2020/1 e 2020/2.

A colação individual será realizada na IMED, em datas e horários a serem divulgados, onde cada formando poderá estar acompanhado de até 2 familiares no ato. Permanecem garantidas: decoração dos ambientes, uso de togas, equipe para fotografia, presença das coordenações de cursos, professores homenageados e paraninfos, bem como a presença de um membro da direção da instituição.

 

Formaturas a partir de 2021/2

Formandos passam a ter liberdade para realizar colações unificadas ou individuais. Garantindo maior liberdade aos formandos, as colações para concluintes a partir de 2021/2 passam a ser realizadas sob a coordenação das comissões de formatura de cada curso e não mais pela IMED. Isto significa que os formandos poderão se organizar para realização de colações unificadas ou individuais, passando a IMED a garantir o local para a realização dos eventos, assumindo o custo destas locações. Os demais custos, bem como datas a serem realizadas as formaturas, voltam a ser de responsabilidade dos estudantes.

Entendemos que realizamos grandes eventos. Foram 3 edições de formaturas unificadas, onde colaram grau cerca de 700 estudantes. Reunimos públicos que ultrapassaram 12 mil pessoas e geramos experiências impactantes. Mas também compreendemos que há anseios individuais que não puderam ser atendidos nestes eventos unificados, o que nos levou a definir pela liberação da realização de formaturas individuais.

Permanecem à disposição dos formandos do Campus Passo Fundo os salões do Palazzo Centro de Eventos (capacidade para turmas com até 15 formandos), Gran Palazzo (turmas de 16 a 60 formandos) e Arena Gran Palazzo (acima de 61 formandos), com a locação custeada pela IMED. A negociação sobre as demais entregas para a realização dos eventos, deverão ser conduzidas pelas comissões de formatura, diretamente com a empresa Center Color, que manterá sala para atendimento dos formandos IMED dentro do campus Passo Fundo.

Para os formandos do Campus Porto Alegre, a IMED garante o espaço no teatro do Campus, ou utilização da área de estacionamento do Campus para montagem de estrutura para a realização dos futuros eventos, sendo o custo dos mesmos de responsabilidade dos formandos.

 

Agendamentos

O agendamento de datas deverá ser oficialmente comunicado aos setores de registros acadêmicos e eventos do campus, com até 120 dias de antecedência ao ato, para reserva de agenda das coordenações, direção da instituição e organização da documentação necessária para a formalização das colações de grau. A comunicação deverá ser enviada para [email protected]