DETALHES DO PROJETO

Investigação de fatores relacionadas à longevidade, falha e às características clinicas de procedimentos clínicos em Odontologia
Linhas de pesquisa:
Epidemiologia em Saúde Bucal
Coordenador:
Françoise Hélène van de Sande Leite
Situação:
Em andamento
Equipe:
Aloísio Oro Spazzin, Doutor Ataís Bacchi, Doutor José Roberto Vanni, Doutor Manuel Tomás Borges Radaelli, Mestre Paula Cristine Ghiggi, Doutor Rodrigo Varella De Carvalho, Doutor Simone Beatriz Alberton da Silva, Doutora Radboud University Medical Center (Radboudumc), Nijmegen, Holanda - Niek Opdam, Doutor Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (PPGO, UFPel) - Maximiliano Sérgio Cenci, Doutor Bolsistas IMED: Natália Roman Pitol, Escola de Odontologia Leandro Cericato, Dinter UNAERP
Duração:
De 02/03/2015 até 28/02/2017
Epidemiologia em Saúde Bucal

Existe um descompasso entre os conhecimentos gerados em âmbito acadêmico e sua incorporação na odontologia clínica. Parte deste problema ocorre porque a grande maioria das pesquisas é executada dentro de ambientes acadêmicos que não refletem a realidade do clínico na prática diária. Assim, o desenvolvimento de estudos clínicos prospectivos e retrospectivos sobre aspectos importantes relacionados à saúde bucal e às práticas em saúde, deve ser realizado com a cooperação de dentistas e pesquisadores. De forma geral, este projeto pretende estruturar e consolidar a formação de uma rede colaborativa. (dentistas e pesquisadores) para investigar a sobrevivência e características clínicas de procedimentos odontológicos e os fatores relacionados às falhas. Para o desenvolvimento dos estudos que compõem o projeto, a obtenção de dados será realizada de forma longitudinal retrospectiva (dados provenientes de prontuários), transversal (questionários) e longitudinal prospectiva (estudos clínicos controlados randomizados e baseados na prática clínica). A longevidade dos procedimentos, em anos, será avaliada por análise de sobrevivência (método Kaplan-Meier e regressão de Cox). As causas de falha dos procedimentos serão avaliadas com distribuição de frequência e comparadas com testes que melhor se adequarem aos dados (chi-quadrado ou teste exato de Fisher). Os questionários serão avaliados com distribuição de frequência. O presente projeto, por tratar-se de uma iniciativa inovadora no Brasil e de alta relevância técnico-científica trará benefícios para a Região Sul do País, que será muito beneficiada pelo estabelecimento de uma rede nos moldes explicitados neste projeto.