DETALHES DO PROJETO

VOLTAR
Dicionário Multidisciplinar sobre Sustentabilidade
Linhas de pesquisa:
Fundamentos Normativos da Democracia e da Sustentabilidade
Coordenador:
Sérgio Ricardo F. de Aquino
Situação:
Em andamento
Equipe:
Professora. Dra. Leilane Serratine Grubba Bolsistas IMED (CAPES): Ana Cristina Bacega Debastiani (Direito); Rafaela Rovani Linhares (Direito) Voluntários: Luis Paulo Bressan Pasinato; Wagner dos Santos, Mayara Pellenz (PPG Direito) e Silvia (PPG Direito)
Duração:
Duração:
De 04/05/2015 até 29/09/2017
Projetos
Fundamentos do Direito e da Democracia

O fomento acerca da pesquisa no Mestrado em Direito e a consolidação de sua identidade teórica justifica a necessidade de se elaborar, ao menos, dentro de uma se suas principais matrizes do conhecimento, o que o Programa entende sobre o que seja a Sustentabilidade. Essa é uma tarefa mais dificultosa, pois essa categoria envolve, no mínimo, dois fatores: 1) não se trata de uma definição fechada, já que se observar, no decorrer do tempo, sua modificação; 2) se apresenta como conhecimento multidisciplinar. 

Por esse motivo, a lógica da pesquisa utiliza o Método Indutivo a fim de verificar, em cada ramo do conhecimento, o significado de Sustentabilidade. O objetivo, portanto, é reunir todas as categorias a fim de formular um Dicionário para ser amplamente utilizado, primeiro, pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da IMED, bem como, após, por outros programas de Direito, a graduação e áreas afins.  A pesquisa sobre a multidisciplinaridade da categoria Sustentabilidade denota o esforço teórico do Programa de Mestrado em Direito no sentido de consolidar o seu entendimento sobre a importância dessa categoria, desde o seu sentido antropocêntrico até o biocêntrico. 

É a partir da compreensão sobre os diferentes significados de Sustentabilidade que todas as demais pesquisas realizadas nessa área se tornam mais precisas e produzem maior esclarecimento sobre os seus objetos de estudo. O problema desta pesquisa é descrito pela seguinte indagação: Há necessidade de um Dicionário Multidisciplinar a fim de orientar, com maior precisão teórica, a definição de Sustentabilidade nos diferentes campos dos saberes humanos? A resposta parece, inicialmente, positiva na medida em que esse instrumento favorece: 1) a identidade teórica do Programa de Mestrado em Direito; 2) a melhoria na condução e elaboração dos resultados das pesquisas sobre Sustentabilidade, pois haverá a preocupação de uma delimitação temática apropriada conforme a área do conhecimento destinada a averiguar a importância da Sustentabilidade.