GRUPOS DE PESQUISA

- Organizações, Avaliação e Intervenções Psicossociais

 

Psicologia Organizacional e do Trabalho e Aprendizagem

Professora: Dra. Lara Barros Martins

Atividades: O grupo realiza pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) com ênfase em assuntos relativos ao processo de aprendizagem em contextos corporativos e acadêmicos. Os estudos centram-se principalmente nos programas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E), presenciais e a distância, além de investigar formatos flexíveis de trabalho. 

 

Processos de saúde e adoecimento no contexto de trabalho

Professor: Dra. Vanessa Rissi

Atividades: O grupo de estudo enfoca as relações de trabalho e seu impacto sobre a saúde, buscando identificar determinantes organizacionais e psicossociais do prazer, sofrimento e assédio moral no trabalho.

 

- Saúde, Avaliação e intervenções

 

Núcleo de Investigação em Cognição, Emoção e Tecnologias em Neuropsicologia e Saúde 

Professora: Dra. Camila Rosa de Oliveira

Atividades: O grupo de pesquisa tem por finalidade desenvolver estudos na área da neuropsicologia e suas interfaces com o processamento emocional e fatores de personalidade em diferentes quadros clínicos neurológicos e psiquiátricos. Pretende, ainda, desenvolver e adaptar ferramentas e estratégias para avaliação e reabilitação cognitiva.

 

Núcleo de Estudos e Intervenções em Indivíduos, Casais e Famílias (NEFAC)

Professora:  Dra. Cláudia Mara Bosetto Cenci

Atividades: O NEFAC possui como objetivo estudar aspectos relacionados a Indivíduos, Casais e Famílias em diferentes contextos tendo como referencial teórico a Teoria Sistêmica. Configura-se num espaço de estudo sistemático relacionado a pesquisa em Psicologia assim como a aspectos da prática clínica.

 

VIA Redes (Violência, Infância, Adolescência e atuação das Redes de Proteção e de Atendimento)

Professor: Dr. Jean Von Hohendorff

Atividades: realiza estudos científicos com foco na violência contra crianças e adolescentes, especialmente a violência sexual, e na atuação das redes de proteção e de atendimento. O delineamento de investigação é o qualitativo. Busca-se, especificamente, divulgar os resultados dos estudos realizados em diferentes contextos científicos e sociais com vistas a propiciar subsídios para o aprimoramento das intervenções direcionadas às crianças e adolescentes vítimas de violência.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas Relações Interpessoais e Terapias Cognitivas (GEPRITC)

Professora: Dra. Márcia Fortes Wagner

Atividades: O GEPRITC tem por objetivo desenvolver estudos e investigações envolvendo  relacionamentos interpessoais em diferentes contextos. Visa também realizar avaliações e intervenções psicológicas utilizando o referencial cognitivo-comportamental.

 

Análise do comportamento e avaliação psicológica

Professor: Dr. Vinícius Renato Thomé Ferreira

Atividades: O grupo de estudo tem por objetivo discutir e aprofundar questões relacionadas à aplicação da análise do comportamento principalmente no contexto clínico. Também aborda temas associados à avaliação, como o desenvolvimento de instrumentos e processos específicos voltados à clínica psicológica.

 

- EDITAIS

Edital 054.2019 - Participação Voluntária nos Grupos de Pesquisa PPGP

Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.