24/11/2020
Geração de conhecimento científico e acadêmico entre instituições destinado para sociedade

Troca entre pesquisadores contribui para o aprimoramento da visão crítica e fortalece a entrega à sociedade

O Mestrado em Psicologia tem como objetivo contribuir com o avanço da psicologia como ciência e profissão, além de capacitar para o exercício da docência, da pesquisa e da gestão do ensino superior. Suas atividades enfocam o aprimoramento da visão crítico-reflexiva e oferecem um espaço multidisciplinar para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico, estimulando a interdisciplinaridade e o intercâmbio com outras instituições e a sociedade.

Nesse sentido, as professoras do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da IMED, Lara Barros Martins e Júlia Gonçalves, estiveram participando do IX Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (IX CBPOT-2020).

Ele é um importante evento da área que ocorre a cada dois anos no País, organizado pela SBPOT – Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho. A nona edição estava prevista para ocorrer em julho deste ano na cidade de Curitiba-PR, mas, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, pela primeira vez, o evento foi realizado 100% online.

Ambas professoras participaram ativamente das atividades, tendo assistido a palestras, conferências e mesas-redondas, e participado de minicursos, debates e lançamentos de livros. Além disso, apresentaram trabalhos, em formato de pôster (1) e comunicações breves de pesquisa (7), resultados de pesquisas realizadas em conjunto com alunos da IMED, tanto da graduação quanto do Mestrado em Psicologia.

A professora Júlia Gonçalves, que apresentou três trabalhos elaborados com alunos da IMED e pesquisadores de outras instituições do país, destaca um deles, intitulado “Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: A Visão de Psicólogos Organizacionais”. Este foi escrito em parceria com Ana Esther Poluboiarinov Chura (Psicóloga, formada pela IMED/RS e aluna do curso de formação na instituição) e teve como objetivo compreender a percepção de psicólogos organizacionais de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul sobre a inclusão de PcDs no mercado de trabalho.

A professora Lara Barros Martins apresentou quatro comunicações breves de pesquisa e um pôster em coautoria com egressos do curso de Psicologia e do PPGP da IMED, que foram seus orientandos: Willian Roger Dullius, Tatiana Basso Lemos, Iara Silveira Fernandes, Daiane Rota Vilarinho e Érica Zilli Campagnolo. O painel da aluna Érica Zilli Campagnolo (Psicóloga, formada pela IMED/RS), intitulado “Estagiários de Psicologia: Estratégias para Aprender nas Organizações”, que expunha os principais resultados obtidos no seu TCC, esteve entre os três premiados pela organização e comissão científica do congresso.

“A organização do evento optou por disponibilizar previamente as apresentações, em formato de vídeos, com antecedência para que todos os inscritos pudessem assistir assincronicamente. Dessa forma, no horário previsto para os trabalhos foram realizadas discussões, perguntas aos autores e comentários sobre as apresentações. Esses momentos foram marcados por intensa troca entre os pesquisadores e oportunidades de networking”, comenta Júlia.

“Além de oportunizar aprender sobre diferentes fenômenos dentro do campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, ao congregar renomados docentes e pesquisadores, nacionais e internacionais, em POT”, frisa Lara.

Para as docentes, a participação no congresso foi uma oportunidade de discutir e compartilhar conhecimento sobre os temas já estudados pelos grupos de pesquisa coordenados pelas professoras na instituição, vinculadas ao PPGP.

Mestrados IMED

Com bases na inovação, tecnologia e empreendedorismo, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da IMED abrangem seis áreas do conhecimento: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia.

As inscrições para o processo seletivo 2021/1 dos mestrados e do primeiro doutorado da instituição estão abertas, sendo que ambos cursos possuem reconhecimento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para saber mais, CLIQUE AQUI.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.