08/04/2019
Professora Claudia Furlanetto é aprovada em 1º lugar em doutorado em Portugal

Docente do Curso de Psicologia realizará sua pesquisa durante quatro anos em Lisboa e na cidade do Porto

A professora Me. Claudia Furlanetto, docente do Curso de Psicologia da IMED, foi aprovada em 1º lugar no Programa de Doutoramento em Educação da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto, em Portugal.

Claudia realizará sua pesquisa através de imersão investigativa no Centro de Desenvolvimento e Educação Bilíngue do Instituto Jacob Rodrigues Pereira, em Lisboa. Buscando junto as crianças CODAS (filhos ouvintes de pais surdos) analisar o impacto da língua de sinais para aquisição de habilidades sócio educacionais durante o processo de alfabetização e anos iniciais.

“Recebi de forma muito feliz a notícia da aprovação, pois aprofundar os estudos nesse tema era um desejo antigo, uma inquietação sobre como contribuir para a ampliação do reconhecimento e necessidade do ensino da Língua de Sinais como 2ª língua a partir dos anos iniciais nas escolas regulares. A Língua Brasileira de Sinais é rica, completa e, com meus estudos vou demonstrar, que a LS é uma grande contribuição vinda da Comunidade Surda para a educação de todas as crianças. O primeiro lugar na seleção demonstra a importância e o valor que a pesquisa terá, tanto para a comunidade surda quanto para os ouvintes”, frisa Claudia.

Durante o período de residência em Portugal, a docente estudará quais são os ganhos que as crianças ouvintes, filhas de pais surdos e usuárias da Língua Gestual Portuguesa - LGP, tem em relação a crianças ouvintes que nunca tiveram contato com a Língua de Sinais.

A ideia do desenvolvimento da pesquisa é valorizar a língua criada pelos surdos e estimular o ensino da língua de sinais como uma segunda língua nas escolas, já que é reconhecida como segunda língua do nosso país.

A estimativa é de que a professora inicie sua pesquisa em Portugal no mês de setembro de 2019.

**Foto: Daniel Santos / Comunicação IMED

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.