08/08/2019
Os desafios da formação do psicólogo na atualidade

Tema será o foco da 13ª edição do Seminário Acadêmico de Psicologia, que ocorre no Campus Passo Fundo

Com o intuito de realizar num momento de reflexão sobre os desafios da formação do(a) psicólogo(a) na contemporaneidade, a IMED, por meio do seu Curso de Psicologia promove, entre os dias 27 e 30 de agosto, a 13ª edição do Seminário Acadêmico de Psicologia.

Durante os três dias de evento, que tem como foco “Saúde Mental em tempos de crise: o(a) psicólogo(a)em questão”, haverá o espaço para a promoção de debates sobre saúde mental e o sofrimento psíquico no contexto da formalçao e da prática profissional atual.

A noite de abertura terá como palestrante o pesquisador que é referência nacional, PhD. Cristiano Nabucco de Abreu, que abordará a temática “A psicologia e a formação do psicólogo para o mundo em transformação”. A segunda noite de evento trará o Dr. Maycoln Teodoro para falar sobre “as peculiaridades na formação em psicologia”, e a terceira noite reunirá as profissionais Maria Piedad Rangel, Dra. Luisa Zamagna Maciel e Esp. Doris Santos para discutir com o público “O cuidado com o profissional de psicologia”.

13º Seminário de Psicologia trará uma reflexão sobre os desafios na formação profissional

“Temos percebido alguns desafios na formação do aluno em psicologia diante do nosso contexto. É um cenário em que o aluno tem que estar preparado para lidar com uma diversidade de fatores, e a nossa preocupação é poder pensar as nossas práticas e pensar inclusive as nossas condições internas para enfrentar esses desafios da formação, o Curso de Psicologia é uma graduação que exige do aluno em seus aspectos teóricos e nos aspectos práticos, e também pensar o futuro da nossa profissão. Como nos posicionamos diante da sociedade, o papel que temos, e qual o perfil que a gente espera. Então realmente esse é um momento de reflexão. Nos anos anteriores abordávamos temas mais específicos da psicologia, onde nossa preocupação era instrumentalizar o estudante diante de um tema atual. Agora, a nossa proposta esse ano é diferente: é fazer uma pausa, é proporcionar um moimento de pensarmos a formação, que desafios se vem enfrentando. O próprio Nabucco, que é nosso convidado de honra, ele fala sobre a dependência tecnológica. Então são desafios dos novos tempos, como o estudante e o profissional se preparam para viver isso, qual a postura ética que temos que assumir diante desses dilemas, de as relações não se tornarem impessoais, de termos o cuidado e o investimento de se vincular à nossa profissão, no sentido de que a nossa ferramenta de trabalho é o ser humano e a subjetividade, e para isso termos que estar bem no sentido de enfrentar todas essas coisas”, ressalta a professora Me. Muriane Zimmer, integrante da Comissão Organizadora do evento.

O encerramento, que ocorre no dia 30, será marcado pela confraternização alusiva ao Dia do(a) Psicólogo(a), a ser realizada no Gran Palazzo Centro de Eventos, em Passo Fundo, tradicionalmente aberto a toda a comunidade.

Inscrições tanto para o Seminário quanto para a Confraternização podem ser realizadas, CLICANDO AQUI.

São apoiadores da iniciativa o Auauqmia Petshop, Farmácias São João, Clínica Recupperar, Janesca Casalli Odontologia Estética, Jairo Casalli Cirurgia Plástica, além do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.