03/07/2019
Conhecendo de perto a realidade da reforma psiquiátrica brasileira

Alunos de Psicologia da IMED participaram de visita técnica ao Hospital Psiquiátrico São Pedro

Buscando gerar aos estudantes uma compreensão sobre as histórias que envolvem a reforma psiquiátrica brasileira, a IMED, por meio do Curso de Psicologia da instituição oportunizaram uma visita técnica aos acadêmicos no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre.

Durante a oportunidade, os alunos, que foram acompanhados pelas docentes Muriane Zimmer e Tatiana Gassen Rodrgues, adquiriram conhecimentos e ampliaram sua capacidade em relação ao olhar crítico e sensível sobre o tema e sobre o que representou esse marco para a sociedade.

Os estudantes visitaram o Memorial do Hospital Psiquiátrico São Pedro, que reúne um vasto acervo histórico da instituição. A turma também pode acompanhar a explanação do historiador Edson Cheuiche, onde tiveram a oportunidade de conhecer as unidades de internação e as atividades e uma das oficinas terapêuticas.

Para Muriane, a viagem enriqueceu os conhecimentos e reflexões sobre o contexto da saúde mental, proporcionando aos acadêmicos uma real perspectiva das possibilidades de atuação. "Nosso objetivo não é apenas estimular a dimensão técnica do nosso trabalho, mas também a empatia, a maturidade e o respeito, considerando a importância da saúde mental como campo de intervenção".

Tatiana reforçou que essas visitas permitem o contato com aspectos dramáticos das vidas desses sujeitos que foram internos de hospício, e da transformação dessa instituição em hospital psiquiátrico.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.