NOTÍCIAS

13/03/2020
Psicologia hospitalar: a especialidade que ajuda a enfrentar o adoecimento

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Apoio psicológico auxilia o paciente a lidar com perdas e adaptações físicas, emocionais e sociais decorrentes do surgimento de uma doença

Ajudar o paciente a enfrentar o sofrimento trazido pelo adoecimento é o desafio dos profissionais que trabalham na área de psicologia hospitalar. Formada há 20 anos, especialista em Psicologia Hospitalar e atuante no Serviço de Psicologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, trabalhando com oncologia adulto e cuidados paliativos, a psicóloga Mônica Echeverria Oliveira compartilhou sua experiência com os alunos da graduação em Psicologia da IMED Campus Porto Alegre, durante a aula inaugural do curso, na manhã desta quinta-feira (12). 

“A doença oncológica gera muitas mudanças na vida das pessoas durante o processo do tratamento, mudanças que geram adaptações físicas, emocionais, espirituais e sociais. O trabalho do psicólogo é de auxiliar a enfrentar todo esse processo, desde o diagnóstico ao tratamento ou na etapa de cuidados paliativos. Na Psico-oncologia do Clínicas, a gente trabalha tanto a nível ambulatorial quanto de internação, acompanhando pacientes e familiares”, explica.

Um tópico que merece atenção, segundo ela, é o luto antecipatório. “O luto antecipatório inicia desde o diagnóstico de uma doença crônica, pelas múltiplas perdas, tanto concretas quanto simbólicas, que o adoecimento gera. Muitas vezes, essas perdas são provisórias e outras vezes são definitivas. Trabalhando isso, podemos ressignificar a vida e desenvolver novas habilidades”, relata. Ela lembra que há perdas, como a do cabelo em uma quimioterapia, que pode ser retomada. Em outros casos, como a de um câncer de intestino, o paciente precisa colocar uma bolsa de colostomia. 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.