30/08/2019
Liga de Neurociências surge com objetivo de aprofundar conhecimentos

Por: Karen Vidaleti

Iniciativa, ligada à Graduação de Psicologia, tem como pilares ensino, pesquisa e extensão

Com o objetivo de oportunizar aos alunos a compreensão e o aprofundamento de conhecimentos, o Curso de Psicologia da IMED Porto Alegre passa a contar, neste semestre, com a Liga de Neurociências. A iniciativa nasce baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão e tem orientação do professor Cristiano Oliveira.

“A neurociências é uma área interdisciplinar e, atualmente, vivemos um momento de intensas descobertas sobre o funcionamento não só do sistema nervoso, mas das suas interrelações com outros sistemas fisiológicos do corpo. Nesse sentido, estamos em um momento de intensa produção do conhecimento”, explica.

De acordo com o docente, a Liga de Neurociências busca abrir espaço para conteúdos que, em sala de aula e nas disciplinas ofertadas, ainda não se consegue abordar com a dimensão e a profundidade devidas. “Trabalhamos nas disciplinas da graduação, fundamentalmente alfabetizando os alunos nessas linguagens, mas percebemos uma necessidade de aprofundamento, pois esses conhecimentos vão interferir na compreensão e intervenção de diferentes situações às quais os psicólogos estão inseridos.”

Professor Cristiano Oliveira orienta os integrantes da Liga de Neurociências

Entre as ações organizadas para ajudar os acadêmicos no desenvolvimento de habilidades e competências, estão reuniões semanais, atividades de extensão e conferências com convidados sobre temas de neurociências, que ocorrerão ao longo do semestre letivo. “Além disso, a Liga de Neurociências buscará oportunizar aos alunos o contato com pesquisa. Inicialmente, pensa em capacitá-los para a leitura crítica de artigos e a metodologia de revisão de literatura e, posteriormente, novos desafios podem surgir a partir da apropriação teórica deles.”

Neste semestre, a Liga já está composta. Mas, a cada período, um processo seletivo irá definir novos integrantes.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.