10/09/2018
Grupo de Estudos aborda Foucault e a Psicologia

Por: Liliana Crivello

Entre os dias 10/09 até 12/11/18, sempre às segundas-feiras, das 17h às 19h, na IMED Porto Alegre, ocorre um grupo de estudos que irá discutir Foucault e a Psicologia: estudos sobre a História da Loucura. Com um investimento de R$ 100,00, o curso pretende iniciar o aluno nas contribuições teóricas de Michel Foucault acerca da Psicologia.

O método será o de analisar o estatuto epistemológico da Psicologia e a constituição da loucura como doença mental a partir da leitura da História da Loucura na Idade Clássica, de Michel Foucault. Foucault e os discursos PSI nos anos 1960. (Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise); A experiência trágica da Loucura; Desatino; Razão e Desrazão; Objetivação positivista da Loucura, Doença Mental; Nascimento do asilo psiquiátrico.

O evento é destinado para estudantes e profissionais de Psicologia, Psicanálise, Psiquiatria e Filosofia, além de promover a integração acadêmica dos novos alunos do Curso de Psicologia, promoção da pesquisa multidisciplinar e divulgação do livro Relações antropológico-críticas na arqueologia de Michel Foucault, publicado pelo professor ministrante em 2017.

Os encontros serão conduzidos pelo professor dos Cursos de Graduação em Filosofia e Psicologia na Faculdade IMED, Richer de Souza, Doutor em Ética e Filosofia Política pela PUCRS/UdelaR. Áreas de interesse: Filosofia Francesa Contemporânea, Filosofia Política, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências Humanas. Autor do livro Relações antropológico-críticas na arqueologia de Michel Foucault, publicado pela Editora Fi, em 2017.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.