NOTÍCIAS

10/09/2018
Grupo de Estudos aborda Foucault e a Psicologia

Por: Liliana Crivello

() comentários

Entre os dias 10/09 até 12/11/18, sempre às segundas-feiras, das 17h às 19h, na IMED Porto Alegre, ocorre um grupo de estudos que irá discutir Foucault e a Psicologia: estudos sobre a História da Loucura. Com um investimento de R$ 100,00, o curso pretende iniciar o aluno nas contribuições teóricas de Michel Foucault acerca da Psicologia.

O método será o de analisar o estatuto epistemológico da Psicologia e a constituição da loucura como doença mental a partir da leitura da História da Loucura na Idade Clássica, de Michel Foucault. Foucault e os discursos PSI nos anos 1960. (Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise); A experiência trágica da Loucura; Desatino; Razão e Desrazão; Objetivação positivista da Loucura, Doença Mental; Nascimento do asilo psiquiátrico.

O evento é destinado para estudantes e profissionais de Psicologia, Psicanálise, Psiquiatria e Filosofia, além de promover a integração acadêmica dos novos alunos do Curso de Psicologia, promoção da pesquisa multidisciplinar e divulgação do livro Relações antropológico-críticas na arqueologia de Michel Foucault, publicado pelo professor ministrante em 2017.

Os encontros serão conduzidos pelo professor dos Cursos de Graduação em Filosofia e Psicologia na Faculdade IMED, Richer de Souza, Doutor em Ética e Filosofia Política pela PUCRS/UdelaR. Áreas de interesse: Filosofia Francesa Contemporânea, Filosofia Política, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências Humanas. Autor do livro Relações antropológico-críticas na arqueologia de Michel Foucault, publicado pela Editora Fi, em 2017.

comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.