NOTÍCIAS

29/04/2019
Maio Vermelho orienta sobre a prevenção do câncer bucal

Por: Daniel Santos

() comentários

A estimativa é de que durante esse ano ocorram cerca de 15 mil casos de câncer de boca no Brasil

O mês de maio já é representado no calendário pelas diversas ações que são promovidas no combate e prevenção do câncer de boca pelas instituições, entidades odontológicas e representações públicas e privadas ligadas à saúde.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no Brasil, por ano, são registrados cerca de 15.490 novos casos de câncer bucal. Desse total, 11.140 são em homens e 4.350 em mulheres. Para mudar esse panorama, levar informações sobre prevenção e diagnóstico, o Curso de Odontologia da IMED, juntamente com o mestrado, promove a segunda edição do Maio Vermelho. Com o apoio do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Liga de Combate ao Câncer, Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Liga de Odontologia Hospitalar, Diretório Acadêmico de Odontologia e Clínica Kozma, diversas ações estão previstas para ocorrer durante todo o mês. As atividades levarão informações também para pacientes que já estão em tratamento de câncer e que recebem atendimento de radioterapia e quimioterapia. 

Equipe de professores de Odontologia se mobiliza para ações de prevenção do câncer de boca

De acordo com a professora Alexandra Silveira, que coordena a Campanha Maio Vermelho, as ações que estão previstas para ocorrer durante o mês, incluem capacitação para cirurgiões-dentistas da rede de atenção básica da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, que envolve 62 municípios da Região. “Também haverá atividades voltadas à prevenção e diagnóstico precoce nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas clínicas odontológicas da IMED, além de ações diretas aos pacientes que já estão em tratamento quimioterapia e radioterapia atendidos pelo Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Centro Assistencial à Criança com Câncer (CACC)”, explica.

A abertura oficial da Campanha ocorrerá no dia 07 de maio, no Auditório Central da IMED.

 

Sobre o câncer de boca

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengiva, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. Segundo o INCA, no ano de 2018 houve o registro de 14,7 mil novos casos, sendo 11,2 mil em homens e 3,5 mil em mulheres.

O câncer bucal pode afetar pessoas de ambos os sexos, mas possui maior frequência em homens acima de 40 anos. Os principais fatores de risco estão relacionados a alguns hábitos, como: tabagismo e consumo de álcool.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.