08/05/2019
Dentistas recebem capacitação sobre o câncer bucal

Por: Daniel Santos

Ação faz parte da campanha Maio Vermelho e foi realizada na IMED

A IMED recebeu nessa terça-feira, 7, os cirurgiões-dentistas da Rede de Atenção Básica da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, que envolve 62 municípios da Região. No encontro, que faz parte de uma das ações da Campanha Maio Vermelho – promovida em Passo Fundo pelo curso de Odontologia da IMED, os profissionais participaram de capacitação e atualização em diagnóstico e tratamento do câncer bucal.

“Temos o compromisso por meio do nosso curso de Odontologia em difundir o conhecimento para auxiliar a população e assim oferecer atualização aos profissionais e excelência aos estudantes”, comenta a coordenadora da Campanha Maio Vermelho, professora Alexandra Silveira.

A atividade ocorreu no auditório central da IMED e reuniu também os estudantes de Odontologia da Instituição. Entre os assuntos debatidos, os participantes tiveram a possibilidade de receber considerações sobre fatores de risco, etiologia, tipos de lesões, tratamentos atuais de quimioterapia, imunoterapia e radioterápicos, além de cirurgia de cabeça e pescoço e tratamento oncológico.

Sobre o Maio Vermelho

O mês de maio já é representado no calendário pelas diversas ações que são promovidas no combate e prevenção do câncer de boca pelas instituições, entidades odontológicas e representações públicas e privadas ligadas à saúde.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no Brasil, por ano, são registrados cerca de 15.490 novos casos de câncer bucal. Desse total, 11.140 são em homens e 4.350 em mulheres. Para mudar esse panorama, levar informações sobre prevenção e diagnóstico, o Curso de Odontologia da IMED, juntamente com o mestrado, promove a segunda edição do Maio Vermelho. Com o apoio do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Liga de Combate ao Câncer, Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Liga de Odontologia Hospitalar, Diretório Acadêmico de Odontologia e Clínica Kozma, diversas ações estão previstas para ocorrer durante todo o mês. As atividades levarão informações também para pacientes que já estão em tratamento de câncer e que recebem atendimento de radioterapia e quimioterapia.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.