04/06/2019
Prevenção ao câncer bucal mobiliza estudantes em Porto Alegre

Por: Karen Vidaleti

A fim de conscientizar a população, acadêmicos participaram de evento da campanha Maio Vermelho

Mais de mil pessoas aceitaram o convite para cuidar da saúde bucal durante o Dia “D” de Prevenção ao Câncer Bucal - Maio Vermelho, realizado no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, e os alunos do Curso de Odontologia da IMED também se mobilizaram por esta causa. Cerca de 10 estudantes da disciplina de Patologia Geral, do Campus Porto Alegre, participaram da ação, realizando convite e entrevistas de indivíduos, além de exames clínicos preventivos. Ainda dentro da temática do Maio Vermelho, os alunos da disciplina elaboraram pôsteres digitais, visando à conscientização da população sobre os fatores de risco para o câncer de bucal.

“O câncer de boca é uma doença mutiladora que, se diagnosticada precocemente, tem grandes chances de cura com pequenas sequelas. Inicialmente, em sala de aula, conversamos com os alunos da graduação sobre os principais fatores de risco, perfil dos indivíduos e sítios bucais mais acometidos pela doença. Nesta campanha, os estudantes puderam colocar em prática o conteúdo teórico, com o grande benefício de auxiliar no diagnóstico das lesões bucais, encaminhamento e conscientização da população sobre esse problema de saúde”, comenta a responsável pela disciplina de Patologia Geral, professora Natália Daroit.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que 14,7 mil pessoas morreram em razão da doença em 2018. A fim de contornar esse cenário, dez consultórios foram montados no centro da cidade com diversos profissionais e com o apoio de acadêmicos de Odontologia. A atividade, ocorrida na quarta-feira (29), integrou a campanha Maio Vermelho, que tem como objetivo difundir informações e estimular ações de prevenção à doença.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.