NOTÍCIAS

05/06/2019
Passo Fundo recebe etapa seletiva da Copa do Mundo de Corrida de Cães

Por: Francine Tiecher

() comentários

IMED é uma das apoiadoras do evento inédito no Brasil, que ocorre no próximo final de semana (08 e 09/06)

 

Você já ouviu falar em mushing? Esse é um termo genérico utilizado para se referir ao esporte ou ao meio de transporte de tração canina, ou seja, que utiliza um ou mais cães para puxar bicicletas, patinetes, trenós, entre outros. Esse tipo de atividade é umas das possíveis áreas de atuação do médico veterinário após a formação, sendo que quem escolher por trabalhar com a especialidade da Medicina Veterinária Esportiva, irá lidar com prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões e outros problemas dos animais de alta performance. 

A modalidade mushing está inserida em competições como as Olimpíadas, e é mais popular em países que apresentam baixas temperaturas, como os países nórdicos e da América do Norte. Embora seja praticado em sua maioria na neve, o esporte teve novas modalidades desenvolvidas em terra e já está sendo praticado em diversos países do mundo.

Imagem de Violetta por Pixabay

 

Buscando contribuir com a popularização do estilo de competição e integrar atletas de diversos países, Passo Fundo recebe no próximo final de semana (08 e 09/06) a seletiva nacional da etapa Sul Americana da Copa do Mundo de Corrida de Cães.

O evento, que terá como apoiador a IMED, está sendo realizado de forma inédita no Brasil e tem o intuito de difundir a cultura do mushing no país, fortalecer a campanha do esporte nas Olimpíadas, além de selecionar os atletas brasileiros para o Campeonato Mundial 2019 na Europa. A cidade será sede do primeiro evento oficial de canicross e bikejoring do Brasil (modalidades de corrida trekking e mountain bike com cães, respectivamente).

“Nossa cidade será´ palco desta moderna competição, onde os atletas juntam-se aos seus cães, formando equipes em busca do tempo mais rápido no circuito. O evento tem a acreditação e reconhecimento da IFSS - Federação Internacional de Esportes com Cães de Treno´, que é a entidade oficial do esporte. Nesse dia, também haverá a definição da Seleção Brasileira que ira´ disputar o mundial na Europa. Convidamos a todos os interessados a fazer parte desse momento histórico para o esporte no Brasil, onde a cultura do mushing está despertando no no país, por meio da união das associações brasileiras e da integração com atletas de outros países”, comenta o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da IMED, Dr. Deniz Anziliero.

A seletiva da Copa do Mundo de Canicross acontece no Petotel – Hotel Quatro Patas (Avenida Pedro Luizetto, 700) e é aberta a comunidade em geral.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.