NOTÍCIAS

23/05/2019
IMED recebe exposição fotográfica sobre animais silvestres

Por: Francine Tiecher

() comentários

Ensaio desenvolvido pela Prefeitura de Passo Fundo e Convidas foi realizado pelo fotógrafo Vagner Guarezi e pode ser conferida no Centro de Convivência do Campus Passo Fundo

 

Quem passa pelo Campus da IMED Passo Fundo pode conferir uma exposição fotográfica sobre animais silvestres. O ensaio, promovido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo e pela Associação para Conservação da Vida Silvestre - Convidas, tem o intuito de divulgar o trabalho da entidade que atua na preservação de espécies silvestres em seu ambiente natural e para o abrigo e bem-estar de indivíduos da fauna silvestre sem mais condições de voltar à natureza.

Os registros que podem ser visitados na exposição foram feitos pelo fotógrafo Vagner Guarezi, que atua como voluntário na Convidas. “Nosso objetivo com esta exposição é apresentar o belíssimo trabalho desenvolvido pela Convidas. Infelizmente esses animais sofreram em algum momento algum tipo de violência e o Primaves está cuidando de cada um, porque eles não podem mais voltar ao seu habitat. A comunidade pode e deve ajudar esta instituição que tanto protege e respeita a natureza”, comenta Guarezi.

Infelizmente, no estado do Rio Grande do Sul, o maior problema em relação aos animais silvestres é a perda de seu habitat natural. Por conta do grande número de terras cultivadas e com o crescimento das cidades, esses animais silvestres perderam grande parte de seu território. 

"Esta exposição desenvolvida pela Prefeitura e pela Convidas é fundamental para informarmos a sociedade a importância de mantermos os animais livres e os prejuízos dos mesmos viverem em cativeiro”, comenta o Secretário de Meio Ambiente de Passo Fundo, Rubens Astolfi.

Atualmente, a Convidas desenvolve o Programa Primaves, que tem capacidade para abrigar 200 animais, entre aves e primatas.

A exposição poderá ser conferida até o final do mês de maio.

 

Parceria IMED e Primaves

Desde o início de 2018, a IMED, por meio do Curso de Medicina Veterinária, firmou uma parceria com o Primaves. O convênio colaborativo possibilita a oferta de atendimento médico veterinário no local, uma demanda antiga da entidade.  Além disso, algumas atividades do curso de Medicina Veterinária que envolvem a proteção da fauna silvestre e a promoção e proteção à saúde de animais selvagens – basicamente primatas e aves – são realizadas no local. O convênio estabelece ainda a oferta de estágios e a realização de projetos de extensão.

 

 

Sobre o Primaves

O Primaves surgiu em apoio à atividade de estudo das populações de primatas encontradas no Rio Grande do Sul. A função original da associação seria a de abrigar indivíduos sem mais condições de voltar à natureza, identificados no âmbito das expedições da equipe de campo. A abertura do abrigo, entretanto, revelou a existência de uma demanda latente, cuja pressão, logo após o primeiro acolhimento, em 2004, acionou solicitações provenientes dos mais diversos lugares, agentes e circunstâncias. Foi assim que o Primaves, em resposta, adquiriu desde cedo seu atual formato: um mantenedor da fauna silvestre aberto para animais encaminhados em razão de apreensões decorrentes de crimes como caça, contrabando e maus tratos, ou de irregularidades como posse ilegal e precariedade de custódia.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.