NOTÍCIAS

26/03/2020
Máscaras fabricadas na IMED irão proteger estudantes e profissionais da saúde

Por: Francine Tiecher

() comentários

Equipamento de segurança será utilizado por alunos e professores da saúde da IMED, que estão trabalhando no atendimento de casos de Coronavírus na cidade

 

Em momentos como esse que estamos vivendo, de enfrentamento mundial ao Coronavírus, a empatia e a colaboração mútua possuem um papel determinante no sucesso das equipes de saúde e da assistência à população.

A IMED, por meio de seus Laboratórios de Engenharias e Arquitetura, está realizando a fabricação de máscaras de segurança, feitas de acrílico, para a utilização dos alunos e professores da área da saúde, que trabalham em locais de atendimento de casos de Coronavírus em Passo Fundo, tanto em hospitais quanto em Unidades Básicas de Saúde.

O protótipo, adaptado às necessidades dos usuários, está sendo fabricado com o uso da impressora 3D e da cortadora a laser, equipamentos estes disponíveis para utilização dos acadêmicos da área politécnica da instituição.

“É uma necessidade participar dessa batalha contra esse vírus. Nesse momento de instabilidade, estamos fazendo a nossa parte, estamos fazendo o que podemos para contribuir com a sociedade e com a comunidade. Isso, para nós, como Laboratórios de Engenharias e Arquitetura, é também um desafio, pois construímos um protótipo a partir de uma demanda, e conseguimos atender a uma expectativa dos profissionais da saúde dentro desse enfoque. Esses são desafios que nos enriquecem, nos fortalecem, e que felizmente conseguimos fazer e contribuir para que o resultado, em operacionalização seja mais eficiente. Estamos sempre ao dispor dentro dos nossos limites, para que possamos juntos, nos fortalecer e passar por mais essa situação que estamos vivendo”, comenta o professor Evandro Soffiati, que é Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Produção da IMED, e também Coordenador dos Laboratórios de Engenharia e Arquitetura da instituição.

O modelo foi testado a partir de protótipos já existentes e que já estão sendo confeccionados por profissionais de outras instituições, onde houve a adaptação do instrumento para as necessidades dos profissionais de saúde em hospital, sendo validado pelas equipes diretivas dos locais onde os atendimentos estão sendo realizados.

Cada unidade leva em torno de três horas e meia para ficar pronta, e a estrutura da instituição irá operar 24 horas para a realização da entrega dos equipamentos de proteção. “Não possuímos um número específico de máscaras a serem produzidas. Iremos realizar a operação e fabricação do equipamento até que haja demanda do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, para proteção de seus profissionais que atuam na linha de frente de atendimento aos casos de Coronavírus. A IMED desenvolve esse trabalho em forma de parceria, tanto em relação ao uso de materiais, quando à operação e processos, trabalhando juntos nessa demanda dos profissionais de saúde, que esperamos ser momentânea”, frisa Evandro.

O material em acrílico para a produção dos visores das máscaras foi disponibilizado gratuitamente pela empresa Spak - indústria e comércio de material serigráfico e de sinalização, fornecedora dos materiais que já são utilizados nos laboratórios da IMED.

“Essas máscaras são o resultado direto de alianças e da construção do Curso de Medicina da IMED, na medida em que o nosso hospital parceiro – HCPF – faz essa solicitação. As Engenharias e a Arquitetura colaboram para que haja essa ajuda à segurança dos alunos e dos trabalhadores do hospital, e de toda a cadeia de enfrentamento ao COVID-19. Essas máscaras vão ser decisivas na garantia da segurança de atendimentos dos nossos alunos, dos nossos professores e de todos os trabalhadores do Hospital de Clínicas”, pontua o Coordenador do Curso de Medicina da IMED, Luiz Artur Rosa Filho, que foi o interlocutor da demanda dos equipamentos.

Além de Evandro e Luiz Artur, integram a equipe de colaboração e confecção das máscaras os Técnicos de Laboratório Rafael Kaiser e Rafael Passos, e a docente do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da IMED, Andréa Mussi.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.