02/04/2019
Waste Route Day

Acadêmicos de Engenharia tiveram a oportunidade de ter contato com empresas de transformação de resíduos em produtos acabados

Com o intuito de oportunizar aos acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da IMED o contato com empresas que tratam e transformam resíduos em matérias primas e produtos acabados, com alto valor agregado, tecnologia de ponta e de forma ambientalmente correta, os alunos da Disciplina de Tratamento de Resíduo participaram de visitas técnicas na última quinta-feira (28/03).

Na Sebos Mariense, empresa do grupo Fuga Couros, o engenheiro mecânico Vicenzo Fuga  guiou a visita e explicou o fluxograma de transformação de resíduos da cadeia produtiva de suínos e bovinos em valiosa matéria prima e produtos acabados de alta qualidade.

Na linha de produção e transformação são fabricadas farinha de sangue, farinha de carne e sebo bovino, utilizadas como base para matéria prima de cosméticos e biodiesel.

Seguindo a programação do Waste Route Day, na indústria de reciclagem de aparas plásticas ECORESINAS, a turma foi recebida pelo Gerente Industrial Everaldo, onde acompanharam um audiovisual e realizaram a visitação da planta industrial, desde a captação da matéria prima, lavagem, classificação, moagem e extrusão.

Na fábrica, 300 toneladas de polímeros são produzidos mensalmente, e no mesmo local, modernos equipamentos fabricam embalagens plásticas para uso doméstico e industrial. O restante do polietileno produzido é enviado a indústrias paulistas.

A Ecoresinas é empresa modelo em sustentabilidade ambiental, com sistemas de tratamento de efluentes e reuso das águas das chuvas.

Os estudantes foram acompanhados pelo professor Me. Rudimar Pedro, ministrante da disciplina.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.