NOTÍCIAS

21/05/2019
Qual o papel do(a) engenheiro(a) na segurança e na prevenção de acidentes?

Por: Francine Tiecher

() comentários

Problemas com estruturas e deslizamentos podem ser prevenidos se projetos forem desempenhados ou acompanhados adequadamente

 

Épocas de chuvas trazem consigo, além dos grandes volumes de precipitações, problemas estruturais em obras já acabadas, ou mesmo acidentes como deslizamentos ou rompimento de barragens, vividos há algum tempo no Brasil.

Quando problemas ou acidentes como esses acontecem, muitos questionamentos surgem e a maioria deles tem relação direta com o papel que os engenheiros desempenham ou deixam de desempenhar, nesses casos, relacionados à segurança, análise e operacionalização de projetos.

“Nós, profissionais de engenharia, assumimos vários riscos ao longo da profissão. Qualquer obra de engenharia tem vida útil e possibilidades de falhas que devem ser controladas e corrigidas com o acompanhamento de um profissional”, comenta a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da IMED, Me. Jéssica Flesch Novaes.

Em todos os casos, apesar da falha representada pela omissão da aplicação adequada da engenharia, grande parte das consequências desses acidentes, tais como os deslizamentos, são contornáveis, amenizados, ou ainda postergados, com a adoção efetiva e eficaz de metodologias adequadas para cada problema.

O papel do profissional qualificado nesta área é determinante para que, cada vez menos, casos assim aconteçam e a vida das pessoas sejam impactadas negativamente.

Apesar das dificuldades, o trabalho a desenvolver, seja na prevenção e conscientização, ou na adequação técnica de máquinas, equipamentos, processos e projetos é interminável e deve ser incansável para que se possa mudar o cenário que estamos inseridos. O(a) Engenheiro(a) tem muito trabalho e muito espaço a ser conquistado, apesar das dificuldades para investimentos, pensamentos errôneos condicionando a prática segura a investimentos sem retorno ou custo sem reversão.

Jéssica também frisa que é de suma importância que os profissionais da área acompanhem toda a parte de projeção e execução de obras, tanto de forma preliminar, quanto durante o seu desenvolvimento e após a conclusão de qualquer projeto, o que previne de forma efetiva que esses episódios aconteçam de forma tão frequente.

 

Vestibular IMED

A IMED está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2019. Para o Curso de Engenharia Civil em Passo Fundo, são oferecidas 45 vagas, tanto no período noturno, quanto no diurno, e em Porto Alegre, estão sendo ofertadas 40 vagas para cada turno.

A prova ocorrerá nos campi Passo Fundo e Porto Alegre no dia 01 de junho de 2019, com início às 8h e 30min e término às 12h e 30min. As inscrições devem ser realizadas no site vestibular.imed.edu.br, até às 23h59min do dia 29 de maio de 2019.

CLIQUE AQUI e conheça mais sobre o curso.

QUER SABER COMO INGRESSAR NA IMED?  

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.