22/03/2019
Aprimoramento do conhecimento técnico em sistemas de construção metálica

Esse foi o objetivo da visita técnica realizada com os acadêmicos de Engenharia Civil

Com o intuito de proporcionar um momento de aprimoramento de conhecimento técnico em sistemas de construção metálica, os acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da IMED participaram na última quarta-feira (20/03) de uma visita técnica à empresa Sulmeta – Indústria de Construção Metálica, localizada na cidade de Nova Bassano/RS.

Acompanhados pelas professoras Elvira Lantelme e Marinês Novello, os estudantes da graduação tiveram a oportunidade de verificar in loco as fases que devem ser desenvolvidas dentro da indústria para que um projeto de construção metálica seja montado com sucesso no canteiro de obras.

Durante a visita, foram apresentadas práticas de concepção de projeto, tipos de perfis e sistemas construtivos (treliçados e de perfis soldados, telhas zipadas e trapezoidais), limitações de máquinas para projeto estrutural, sistemática de planejamento e controle de produção, tipos de ensaios para controle de qualidade, práticas de segurança no trabalho e proteções de máquinas, sistema de produção e logística de estruturas de aço.

Ainda durante a atividade, a equipe de gestão da Sulmeta realizou uma conversa com os alunos, onde foram ressaltados os controles necessários nos dimensionais, juntas soldadas e parafusadas, e também processos de pintura que devem ser realizados para execução de projetos metálicos de alta complexidade, de modo a possibilitar o sequenciamento da montagem em campo sem ocasionar paralizações e custos adicionais.

“Acompanhar um processo de fabricação de estruturas metálicas em uma Indústria que constrói grandes obras metálicas  por todo o País, proporciona aos alunos maior compreensão do conteúdo teórico ministrado no ambiente acadêmico, bem como amplia a visão sobre a importância do uso de sistemas industrializados nos projetos de engenharia com práticas construtivas mais avançadas em relação as convencionais e que permitem maior agilidade no prazo de entrega exigido pelos clientes e investidos na construção civil”, frisa Marinês.

Além da visita à Sulmeta, os acadêmicos conheceram o Centro de Eventos da Cidade de Nova Bassano, composto por um sistema estrutural de elementos em madeira roliça.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.