Registrar Interesse
Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.
Por: Karen Vidaleti
Tweet (Temática foi abordada pelas enfermeiras Kelly Silva e Valquíria Lima de Oliveira, convidadas da disciplina de Saúde Coletiva
A prática da enfermagem pode contribuir para a promoção e a consolidação dos direitos reprodutivos sexuais, visto que tem por base o cuidado do ser humano em sua integralidade. O tema foi abordado na disciplina ‘Saúde Coletiva II - Saúde da Mulher e Neonatologia’, do curso de Enfermagem da IMED Campus Porto Alegre, que trouxe como convidadas as enfermeiras Kelly Silva e Valquíria Lima de Oliveira.
As convidadas trataram da atuação do enfermeiro no atendimento à mulher nas diferentes fases do seu ciclo reprodutivo (infância impúbere, puberdade, fase adulta e climatério) e sua contribuição na orientação e disseminação de informações à população.
“As mulheres planejam o momento de ter filhos. É importante lembrar que temos uma questão fisiológica, mas também temos a questão do eu. Então, o que eu quero da minha vida reprodutiva? Também é preciso lembrar que a mulher é o todo e há os fatores (diabetes, obesidade, hipertensão, etc) que implicam muito na vida da mulher, na fase reprodutiva”, relatou Kelly.
A consulta de enfermagem vai muito além da consulta ginecológica, pois também inclui o planejamento familiar, pré-natal, parturiente e puérpera, puericultura e visitas domiciliares. Também esteve em pauta a necessidade de considerar, no momento da consulta, os fatores sociais, econômicos, religiosos e estilo de vida aos quais a mulher está inserida, a fim de conduzir o melhor acolhimento, amparo e orientação da paciente.
Assim, as apresentações refletiram sobre os aspectos que refletem na vulnerabilidade da mulher e sobre como a enfermagem pode contribuir para transformação social. “O enfermeiro está ali muito mais do que prestar um cuidado à saúde física, mas à saúde psíquica também e isso envolve a qualidade de vida das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, considerou Valquíria.
2
mai
Prova de redação online ocorre no dia 11 de junho em ambos os campi
3
set
Você gosta de ajudar ao próximo, valoriza o bem-estar e o cuidado com o indivíduo? A Enfermagem pode ser para você
25
mai
Evento realizado de forma online reuniu acadêmicos da IMED dos Campi Passo Fundo e Porto Alegre em dois dias de programação
9
nov
Em workshop sobre prematuridade, especialistas compartilharam conhecimento com estudantes das graduações da IMED
Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.