NOTÍCIAS

03/12/2018
Estudantes de Direito da IMED Porto Alegre visitam a Cadeia Pública

Por: Daniel Santos

() comentários

O Projeto Conhecendo as Casas Prisionais visitou a Cadeia Pública de Porto Alegre, antes conhecido como Presídio Central.  De acordo com o coordenador do curso de Direito da IMED campus Porto Alegre, professor Marciano Colpo, a intenção  do projeto é mostrar ao aluno  a situação  da realidade carcerária do Estado. “A verificação in loco permite uma análise crítica desta realidade. O estudante de Direito não pode se satisfazer com as informações repassadas pela mídia, na medida em que é necessária uma visão real, para que seja possível ponderar os principais problemas do sistema carcerário, de forma a pensar em saídas concretas para sua resolução. A situação alarmante das casas prisionais deve ser tratada com questão de segurança pública de combate à criminalidade e não, como muitos pensam, um depósito de pessoas. Nessa temática, o aluno trabalhará a conexão que deve existir entre a prática e a teoria a qual, para além de formar um pensamento crítico, trará mais humanidade em seus estudos acadêmicos” enfatiza.

A visita técnica realizada na sexta-feira (30), foi guiada por agentes penitenciários e envolveu 24 alunos do 1º ao 3º semestre.

Cadeia Pública de Porto Alegre

A partir de um Decreto de 2016, o Presídio Central de Porto Alegre, alterou sua denominação para Cadeia Pública de Porto Alegre. É composta por nove pavilhões, denominados com as letras de A até J. O pavilhão C foi demolido em 2014. Com capacidade para aproximadamente 1,7 mil presos já foi considerado um dos piores presídios do Brasil pela CPI do Sistema Carcerário, em virtude de sua superlotação e de seu péssimo estado de conservação. Conta atualmente com mais de 4,5 mil detentos, e é considerado o maior presídio do Rio Grande do Sul.

 

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.