INSERÇÃO INTERNACIONAL

Edital 003.2022 - Programa de Intercâmbio Internacional

 

Dupla Titulação – Perugia

O Curso de Mestrado possui convênio de dupla titulação com a Università Degli Studi Di Perugia – Itália.

Em 2020 o PPGD/IMED firmou convênio de Dupla Titulação com a Universidade de Perugia - Itália para fins de dupla titulação, intercâmbio docente e discente, pesquisas e publicações conjuntas e atividades de ensino em nível de Mestrado.

- Programa de Dupla Titulação de Mestrado em Direito PPGD/IMED e Universidade de Perugia – UNIPG

Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da IMED – PPGD/IMED publica edital anual para inscrição e seleção ao Programa de Dupla titulação em nível de Mestrado com a Universidade de Perugia.
O mestrando inscrito e selecionado para a dupla titulação deverá realizar estágio de investigação de pelo menos 2 (dois) meses na outra universidade, que poderá ser divido em duas estadas.

O mestrando inscrito no Programa de Dupla Titulação terá um orientador na universidade de origem e um orientador na outra universidade. A defesa da dissertação referente à dupla titulação deverá ser feita perante banca que contará com o orientador italiano e mais dois membros. Cumprido todos os requisitos constantes no convênio, o mestrando receberá dois títulos: o de Mestre pela IMED e pela Universidade de Perugia.

 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional – Mestrado Acadêmico em Direito (PPGD/IMED), possui convênios específicos com as seguintes universidades:
- Universidad Nacional Autónoma de México (México)
- Università degli Studi di Perugia (Itália)
- Università degli Studi del Molise (Itália)
- Universidade de Pisa (Itália)

A Escola de Direito, no sentido macro, possui convênios com as seguintes universidades:
- Universidad de Zaragoza (Espanha)
- Universidade de Lisboa (Portugal)
- Università degli Studi di Roma Tré (Itália)
- Universidad de Sevilla (Espanha) 

O Programa Erasmus+, inaugurado em 2014 e financiado pela Comissão Europeia, tem por objetivo reforçar as competências e a empregabilidade, bem como modernizar a educação e a formação de jovens pesquisadores. 

O Erasmus+ apoiará o estabelecimento de parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, formação e juventude, tendo em vista fomentar a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho, a fim de preencher as lacunas existentes em termos de competências na Europa.

O programa também apoiará mais de 125.000 instituições e organizações promovendo a cooperação com as suas congêneres noutros países, no sentido de inovar e modernizar práticas pedagógicas e o trabalho em prol dos jovens pesquisadores. 

Em dezembro de 2015, o PPGD/IMED recebeu o aval ao Projeto Erasmus+, submetido pela Università degli Studi di Perugia em parceria com o PPGD/IMED pela Comissão Europeia, em Bruxellas, com a finalidade de fomentar a cooperação e mobilidade de pesquisadores brasileiros em Universidades europeias. 

Como posição de vanguarda, o PPGD/IMED é o único programa de pós-graduação do Rio Grande do Sul a possuir tal cátedra e o terceiro do Brasil, na área do Direito.

 

  

  

                           

Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.