ESTRUTURA CURRICULAR

O Mestrado Acadêmico em Direito exige a integralização de 450 horas/aulas, correspondente a 30 (trinta) créditos, de modo que cada 15 (quinze) horas/aulas contabilizam 1 (um) crédito. Os créditos estão distribuídos em quatro núcleos:

Núcleo de formação estruturante

Composto de disciplinas obrigatórias comuns para todos os mestrandos, que integralizam 8 (oito) créditos, correspondentes a 4 (quatro) disciplinas de 2 (dois) créditos.

Teorias do Direito (30h/a)

Teorias da Democracia (30h/a)

Teorias da Sustentabilidade (30h/a)

Metodologias do Conhecimento Jurídico (30 h/a)

 

Núcleo de formação tópica

Composto de disciplinas eletivas de 2 (dois) créditos cada, que estão distribuídas entre as duas linhas do programa, sendo que o mestrando deverá integralizar 12 (doze) créditos do seguinte modo: 8 (oito) créditos da Linha de Pesquisa em que está vinculado e 4 (quatro) créditos da outra Linha de Pesquisa, conforme indicação do orientador.

 

LINHA DE PESQUISA 01 – FUNDAMENTOS DO DIREITO, DA DEMOCRACIA E DA SUSTENTABILIDADE

Democracia Contemporânea, Conhecimento e Informação (30 h/a)

Direitos Fundamentais (30 h/a)

Estado e Constituição (30h/a)

Modelos de Desenvolvimento Sustentável na Sociedade Contemporânea (30 h/a)

Transnacionalismo, Globalização e Direitos Humanos (30 h/a)

Seminários Avançados em Direito, Democracia e Sustentabilidade (15 h/a)

 

LINHA DE PESQUISA 02 – EFETIVIDADE DO DIREITO, DA DEMOCRACIA E DA SUSTENTABILIDADE

Direito, Políticas Públicas e Novas Tecnologias (30 h/a)

Direito Penal, Dano Social e Sustentabilidade (30 h/a)

Jurisdição e Sustentabilidade (30 h/a)

Regulação e Tecnologia para a Democracia e para a Sustentabilidade (30 h/a)

Responsabilidade Socioambiental Empresarial e Desenvolvimento Sustentável (30 h/a)

Seminários Avançados em Direito, Democracia e Sustentabilidade (15 h/a)

 

Obs.: A disciplina Seminários Avançados em “Direito, Democracia e Sustentabilidade” será utilizada como disciplina eletiva da outra Linha de Pesquisa. Possui como proposta a abertura de espaço para recebimento de professores doutores colaboradores para desenvolvimento de atividades docentes específicas a sua especialidade internacionalmente reconhecida.

 

Núcleo de formação suplementar

Comum as duas Linhas de Pesquisa, estrutura-se conforme a Resolução de Formação Suplementar. O mestrando deverá comprovar os 3 (três) créditos até a data em que submeter a dissertação para a avaliação da banca.

 

Núcleo finalístico

Dirigido especificamente ao projeto de pesquisa, sua execução e à defesa da dissertação, perfazendo 7 (sete) créditos.

 

Qualificação do projeto de dissertação 

O exame de qualificação deverá ser defendido até o 12º (décimo segundo) mês de curso, conforme previsão regimental. O projeto de dissertação é defendido perante banca examinadora, composta pelo professor orientador, seu presidente, e por mais dois professores do curso, indicados pelo professor orientador e homologados pela coordenação.

 

Elaboração e defesa da dissertação

Para obtenção desses créditos, a partir do desenvolvimento de uma dissertação, o mestrando deverá elaborar e defender seu trabalho perante banca examinadora composta pelo orientador, seu presidente, e mais 2 (dois) membros titulares, portadores de título de doutor, escolhidos pelo professor orientador, homologada pelo Coordenação, sendo, pelo menos, 01 (um) deles externo ao Programa de Mestrado em Direito da IMED.

 

Estágio de docência

O mestrando poderá realizar estágio de docência, pelo período de um semestre letivo, juntamente com um professor orientador, designado pela coordenação do programa, compreendendo o acompanhamento, o auxílio e a participação em aulas ministradas pelo professor orientador, no Curso de Graduação em Direito da Faculdade Meridional – IMED. O estágio de docência será obrigatório aos mestrandos beneficiários de auxílios e bolsas, nos termos dos Editais de Seleção correspondentes a cada tipo de benefício.

 

Duração do Programa de Mestrado 

O curso de Mestrado em Direito tem duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses.

 

Horário das aulas

Confira aqui a grade de horários do semestre 2018.2

 

 

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 

O aluno deverá comprovar sua proficiência em uma língua estrangeira – espanhol, inglês, francês, alemão ou italiano –, atestada por instituição idônea. A proficiência em uma língua estrangeira é obrigatória e constitui pré-requisito para a defesa de dissertação. Confira abaixo os Editais de Exames de Proficiência realizados pela IMED:

Edital 2018/1 - Proficiência em Língua Estrangeira

 

 

  

  

                           

Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.