NOTÍCIAS

18/11/2021
Novas Tecnologias e Qualidade da Informação em debate na IMED

Por: Francine Tiecher

() comentários

CEPAS realiza workshop para debater Teoria de Justiça de Amartya Sen

O Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen (CEPAS) realizou seu terceiro workshop para debater o tema “Novas Tecnologias e qualidade de Informação em Amartya Sem”, atividade que integra o cronograma de ações do ciclo de estudos realizados neste ano.

Estiveram presentes os convidados e professores Dr. Èsio Francisco Salvetti e Me. Leandro Caletti, que, juntamente com a mediação da Dra. Lívia Cipelli Copatti, debateram o assunto junto dos discentes e professores da IMED e da Mackenzie.

O evento possibilitou a troca de informações e experiências sobre o tema, proporcionando um ambiente de interação e evidenciando fatos da atual conjuntura, a partir das pesquisas realizadas pelos mestrandos e doutorandos das instituições.

Na oportunidade, Èsio tratou com os participantes a governamentalidade algorítmica, fazendo uma relação entre algorítmos e democracias, alertando sobre os possíveis prejuízos e a influência sobre as Democracias, reflexão essa incompatível com o entendimento de Sen, que aborda a necessidade do debate público como componente irrenunciável para a legitimidade da democracia.

Já o professor Leandro fez uma crítica acerca das deficiências de acesso as tecnologias pela população mais pobre, passando a analisar de forma propositiva como elas podem permitir a participação da população por meio das tecnologias, e assim, dinamizar os diferentes meios de participação, interação e decisão solucionando problemas concretos.

Os debatedores também trouxeram alertas sobre as novas tecnologias que têm persuadido as tomadas de decisões democráticas, muitas vezes de forma prejudicial à democracia e ao processo de participação livre e autônoma, fato este que está em dissonância com a herança de Amartya Sen.

Um durante o encontro, ficaram ainda alertas sobre os potenciais positivos e da importância de acesso universal para a integração de todos em governos democráticos por meio do debate criativo e aberto, uma vez que esta é um espaço para a atualização sobre a democracia contemporânea.

A ação encerra o ciclo de eventos do CEPAS em 2021 e, para coordenador do CEPAS professor Dr. Neuro Zambam, o evento possibilitou a construção do conhecimento por meio do debate enriquecedor e produtivo.

O ciclo de estudos sobre a temática terá continuidade em 2022.

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.