03/05/2019
Disciplina Desafios da Profissão estimula a reflexão crítica nos estudantes

Por: Daniel Santos

A disciplina de Desafios da Profissão do curso de Direito proporciona aos estudantes visualizarem as oportunidades do mercado de trabalho jurídico. Os alunos são constantemente instigados para estimular a reflexão crítica diante de problemas contemporâneos, bem como a sugerirem soluções inovadoras a partir do contato com profissionais do direito, dentre eles juízes, promotores, delegados e advogados.

Alunos recebidos na 5ª Cara Cível – Justiça Estadual – pela Juíza de Direito Ana Paula Caimi

Em paralelo são provocados com textos acadêmicos e situações cotidianas que demandam soluções empreendedoras, que somente o jurista com as competências exigidas no século XXI poderá atender. “Buscando trazer a realidade das profissões, os desafios do mercado de trabalho e a relação com a grade curricular do Curso, o Direito IMED inseriu na disciplina de primeiro semestre dois módulos de interação com o mercado jurídico profissional contemporâneo. A disciplina Desafios da Profissão foi engendrada no Curso partindo da necessidade do aluno em ser o interlocutor de uma formação jurídica complexa diversificada em disciplinas e conteúdos com as múltiplas opções de exercício profissional”, explica o professor José Carlos Kraemer Bortoloti, responsável pela disciplina.

Alunos recebidos da DRACO – Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais, Delegado Diogo Ferreira

Minha Vida Profissional foi o tema do primeiro módulo que contou com a participação de profissionais de diversas áreas, tanto públicas quanto privadas. Nesses encontros, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais da trajetória e preparação para o ingresso na carreira jurídica. No segundo módulo foi tratado da temática em torno das Profissões Jurídicas na Prática, em que alunos iniciaram visitas técnicas em órgãos públicos e privados de exercício de profissões jurídicas, com a intenção de conhecer as informações trazidas pelos profissionais do primeiro módulo.

Juiz do Trabalho e Professor do Curso de Direito Luciano Cembranel em atividade com alunos

“A perspectiva da disciplina é trazer ao aluno já no primeiro semestre a ciência sobre a diversidade de áreas de atuação profissional, incluindo, também, a oportunidade de estágios nos referidos locais, bem como o desenvolvimento de uma maturidade no início da graduação para relacionar o projeto pedagógico do Curso de Direito e sua grade curricular com as profissões jurídicas”, enfatiza Bortoloti.

Procuradora Federal Marianna Martini Motta (Mestre em Direito IMED) em atividade com alunos

Para o coordenador do curso de Direito da IMED, professor Iuri Bolesina, o direito exige do atual profissional mais do que a técnica. “Ele precisa ter um conjunto de competências que fazem parte das dinâmicas de vida nas sociedades contemporâneas, tais como liderança, empreendedorismo, comportamento ético, visão complexa dos desafios da sua profissão e fluência tecnológica. A IMED, na sua matriz curricular 2019, pioneiramente no município de Passo Fundo, está estimulando o desenvolvimento destas habilidades em paralelo ao ensino de excelência acadêmica que lhe é característico”, comenta.

Defensor Público Eduardo Ferron (egresso IMED) em atividade com alunos

Desafios da Profissão

Os desafios da profissão, de comunicação, de comportamento, de tecnologias e inovação, e de empreendedorismo foram desenvolvidos para aplicação dos conteúdos abordados em todos os cursos de graduação da IMED, integrando as competências previstas no perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico dos Cursos (PPCs). Essas disciplinas possuem objetivo de desenvolver nos alunos características específicas, contribuindo para formar um profissional com conhecimentos, competências e habilidades compatíveis com os níveis de exigência da sociedade global do conhecimento, capaz de compreender, explorar e transformar a realidade em que vive, e de solucionar as variadas naturezas e dimensões de problemas, nos diferentes locus de atuação profissional.

Todos os novos currículos contam com os cinco desafios interdisciplinares, que foram estruturados partindo da necessidade do desenvolvimento de competências necessárias para os profissionais do futuro, tais como resolução de problemas reais, tomada de decisão, criatividade, trabalho em equipe, saber comunicar com excelência e ter conhecimento tecnológico.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.