06/05/2019
Hackathon IMED: 24h de maratona tecnológica

Por: Paula Steffenon

Sete equipes foram desafiadas a criarem enigmas para as novas salas de escape game da Time Escape Game

Foram 24h intensas de muita criatividade e soluções tecnológicas no Hackathon IMED promovido pelo Curso de Ciência da Computação da IMED. A primeira edição de 2019, realizado entre a sexta-feira e sábado (05), nos dias 03 e 04 de maio, teve a parceria com a empresa Time Escape Game. O evento ocorreu no Laboratório de Metodologias Inovadoras e reuniu mais de 50 alunos, divididos em sete equipes, dos mais variados cursos de graduação da IMED.

O Hackathon é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, no Hackathon IMED foram 24h, para desenvolverem soluções tecnológicas para problemas apresentados.

Diretora de Criação na empresa TIME Escape Game, Cissa Finger

No Hackathon IMED, as equipes foram desafiadas a desenvolverem em 24h, enigmas para as novas salas de escape da Time Escape Game. “A Time é uma empresa que nasceu aqui dentro do coração da IMED, que trabalha com desenvolvimento de pessoas, gameficação e promoveu junto com os alunos da IMED uma miscigenação de conhecimento de futuros profissionais do TI, Arquitetura e Urbanismo, da Medicina, Administração, um hackathon. Eles foram desafiados a criarem enigmas para a nossas salas de escape usando tecnologia e padrões inteligentes para que a gente possa estar criando mais entretenimento” destacou a diretora de Criação na empresa TIME Escape Game, Cissa Finger.

Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Marcos Roberto dos Santos

Conforme o coordenador do Curso de Ciência da Computação, o professor Marcos Roberto dos Santos, o evento foi uma oportunidade ímpar para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos em aula e destacou a participação dos estudantes. “Quando criamos um evento, queremos proporcionar aos nossos alunos a experiência de algo inovador, desafiador, esses são os objetivos. O hackathon com a Time Escape Game permitiu tudo isso e muito mais. Houve integração, houve descoberta, houve aprendizado e muito mais pelos nossos alunos. A Time Escape Game nos apresentou um problema para ser trabalhado durante as 24 horas que foram soluções para as salas de escape. Nossos alunos desenvolveram durante essas 24h soluções tecnológicas e criativas e que tem uma viabilidade gigantesca de aplicação junto a Time Escape Game. Ele é um evento que deixa o pessoal bastante cansado e ao mesmo tempo muito satisfeito com o aprendizado que todos tiveram”, avaliou o professor.

Após a produção dos enigmas, as equipes apresentaram as soluções em pitchs de três minutos, a uma banca composta por membros da IMED e da empresa parceira. A equipe vencedora foi a Excalibur, que apresentou um conjunto de sensores e atuadores para desbloquear passagens secretas ou compartimentos escondidos, sensores de iluminação, tochas, por exemplo. “Foi uma experiência incrível participar pela primeira vez de um Hackathon e ainda poder fazer algo para a Time Escape Game. Ficamos várias horas acordados, pensamos em algumas coisas, apresentamos e o pessoal gostou”, destacou o líder da equipe vencedora Renato de Moura Papke, estudante do curso de Ciência da Computação. A equipe foi premiada com R$ 750,00.

Integrantes da equipe vencedora Excalibur

** Fotos: Paula Steffenon/ IMED

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.