NOTÍCIAS

30/03/2019
Fomentar o uso de Software Livre no RS

Por: Paula Steffenon

() comentários

 

IMED recebe neste sábado (30), a primeira edição do Tchelinux Passo Fundo


Em um mundo tecnológico, o conhecimento de linguagens e programação se torna fundamental. Com o propósito de divulgar o Software Livre no estado do Rio Grande do Sul, a IMED recebe neste sábado (30), a primeira edição do Tchelinux Passo Fundo. O evento reúne estudantes, profissionais da área de Tecnologia da Informação e demais interessados de várias cidades do Estado.

De acordo com um dos organizadores do evento, o programador Luciano Cruz, o grupo, formado por voluntários, trabalha na divulgação do Software Livre desde 2006. Neste ano, o evento deve acontecer em outras oito cidades do RS. “Nosso objetivo é disseminar conhecimento voltado para Software Livre e fomentar todo o mercado regional. Então nesse evento que é gratuito, são discutidos vários assuntos envolvendo o Linux, linguagem de programação, entre outros. É uma troca de conhecimento que queremos deixar para as futuras gerações”, ressalta.

O Coordenador do Curso de Ciência da Computação da IMED, Marcos Roberto dos Santos, destaca a importância de receber o Tchelinux na Instituição. “O Software Livre é um tema que a gente usa dentro da sala de aula, principalmente Linux e as linguagens. Acreditamos que a tecnologia pode mudar o mundo e através disso a gente consiga atingir as pessoas. A comissão de Software Livre prega muito por isso, ou seja, usar linguagens, compartilhamento de sistemas operacionais, de ferramentas, onde todo mundo possa utilizar sem custo. Então tem tudo a ver com o que pensamos e como trabalhamos na IMED”, destaca.

O grupo promove também a caridade, uma vez que participantes de seus eventos são incentivados a doarem alimentos não-perecíveis para serem encaminhados à instituições de caridade. Somente neste sábado, já foram arrecadados mais de 150 quilos de alimentos, que posteriormente serão doados para a Ong Amor.

O evento acontece no Auditório Central da IMED até às 18h.

Fotos: Paula Steffenon/ IMED

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.