16/04/2019
APP IMED Fix é lançado à comunidade acadêmica

Aplicativo foi criado com o intuito de otimizar as demandas de resolução de problemas relacionados à infraestrutura da instituição

Uma solução versátil, que tem o intuito de otimizar as demandas de resolução de problemas relacionados à infraestrutura da IMED. Com este intuito chegou à comunidade acadêmica o aplicativo IMED Fix. A ferramenta criada pela empresa VEED Tecnologia, possibilita aos usuários reportar danos ou solicitar reparos em todos os espaços da instituição, uma vez que essa foi uma das demandas que surgiram a partir da Avaliação Institucional realizada anualmente pelos próprios alunos.

“O conceito surgiu a partir da grande demanda que a IMED possui, para criar um mecanismo para que os alunos pudessem fazer o relato de problemas relacionados à infraestrutura e manutenção predial, fazendo com que essas solicitações chegassem até as pessoas responsáveis pela execução das manutenções. Como não possuíamos um canal específico para isso, as demandas chegavam até nós via Central de Atendimento, por meio de professores ou comentários de corredores. Então, queríamos uma forma fácil, rápida, objetiva e clara para que o departamento responsável conseguisse resolver os problemas no menor período de tempo possível. Havia um ‘gep’ muito grande em relação a um problema que acabava de acontecer e que uma pessoa foi impactada por ele, até os responsáveis se darem conta de que esse problema aconteceu e agirem para resolver esse problema. Nesse meio tempo, muitas pessoas já haviam sido impactadas e a satisfação dos estudantes diminuía. Então, se fez necessário criar um mecanismo para reportar esse tipo de situação causando o mínimo de impacto possível, até porque a maioria desses casos ocorriam num período em que o setor de manutenção não estava disponível para atendimento”, explica o Coordenador do Departamento de Infraestrutura da instituição, Letieri Teixeira e Silva.

A ideia é agilizar o processo de notificação e identificação de problemas relacionados à equipamentos, mobiliário, instalações elétricas e hidráulicas, entre outros.

“Através do aplicativo, a gente também consegue classificar a urgência do problema e sua prioridade de resolução. Isso nos auxilia bastante para que se consiga gerenciar melhor as demandas internas, e consiga manter a satisfação dos alunos com relação à infraestrutura institucional e de laboratórios”, destaca Letieri.

A proposta do APP

Como vivemos num mundo em que a tecnologia está sendo usada cada vez mais para facilitar a vida das pessoas, a iniciativa surgiu a partir de um desafio proposto durante as aulas dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da IMED: a Fábrica de Software.

O que no início era apenas um trabalho de aula, virou um negócio. A solução personalizada que levou dois anos para ser testada e finalizada, leva o nome “E-call” e foi desenvolvida por Henrique Langa, Vinícius Boscardin e Bruno Bolsonelo, alunos de graduação na época.

Vinícius Boscardin e Henrique Langa

“O produto ‘IMED Fix’ surgiu da Fábrica de Software, um projeto acadêmico do Curso de Ciência da Computação. Entendemos que esse é um projeto de suma relevância, pois coloca o nosso aluno frente a frente a problemas reais, como é no mercado, fazendo com que o ele consiga desenvolver competências, que muitas vezes consistem em desenvolver reuniões com os clientes e apresentar o produto, por exemplo, que é tão importante quanto desenvolver o produto propriamente dito. Essa ideia de projeto surgiu de dentro da IMED, e que foi desenvolvido pelos alunos curso, uma vez que, o legal de tudo foi que, após o término do projeto, a instituição fez uma parceria com a empresa ‘Veed Tecnologia’, para manutenção do software”, explica o Coordenador do Curso de Ciência da Computação da IMED, Me. Marcos Roberto dos Santos.

A ferramenta pode ser utilizada tanto para provedores de internet, como para hospitais, condomínios, clubes recreativos, e qualquer outra área ou segmento.

“Mesmo sendo criado dentro da instituição, a ferramenta está disponível para venda para outras empresas, já que a propriedade intelectual é dos estudantes, tornando assim a sua startup da vida”, destaca Marcos.

Como utilizar o IMED Fix?

O processo de manuseio do aplicativo é simples: 1) baixe e instale o APP a partir da sua loja de aplicativos; 2) abra o APP, faça login com seu usuário e senha de aluno/funcionário/professor e escaneie o QR Code; 3) siga os passos do sistema para identificar a necessidade de melhoria; 4) o usuário recebe notificações sobre o status da solicitação até ela ser resolvida.

**Fotos: Francine Tiecher / Comunicação IMED

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.