INSERÇÃO INTERNACIONAL

As modalidades de ações de inserção internacional desenvolvidas no âmbito do PPGARQ, são: parcerias e convênios institucionais consolidados; oferta de módulos internacionais, com cursos de curta duração no exterior; organização e participação de eventos científicos; realização do doutorado, pós-doutorado e/ou estágio sênior e de pesquisa no exterior; colaboração de professores pesquisadores do PPG em projetos de pesquisa de instituições parceiras internacionais; cooperação sistemática em publicações, qualificando e ampliando o impacto da produção científica do corpo docente na esfera internacional; participação como membros do corpo editorial e revisores de periódicos estrangeiros; participação de bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado; e parcerias para a realização de atividades complementares e cursos de curta duração em IES internacionais. 

 

PARCEIROS E CONVÊNIOS INTERNACIONAIS

1) Consórcio STHEM (Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics) Brasil, conformado por IES Brasileiras e a Laspau (Programa Acadêmico e Profissional para as Américas), afiliado à Harvard University; 2) Fellowship Program Laspau/ Harvard; 3) Universitá degli Studi Roma Tre, na Itália; 4) Universidad de Sevilla, na Espanha; 5) Universidade de Huddersfield, no Reino Unido (http://www.hud.ac.uk/); 6) Escola Nacional Superior de Arquitetura de Nantes, na França (http://www.nantes.archi.fr/); 7) Universidade Católica de Colômbia; 8) Thaines&Bodah center for education and development - University of Washingt/EUA); 9) Universitá degli Studi di Perugia, na Itália; 10) Universidade de Sichuan, China; 11) Universidade Autônoma de Chiapas (México); e 12) Universidade de Cracóvia (https://en.uj.edu.pl/).

 

MÓDULOS INTERNACIONAIS

São ofertados anualmente, módulos internacionais com cursos de curta duração (20h/40h) no exterior, acerca de temáticas pertinentes ao Projeto em Arquitetura e Urbanismo. No âmbito do PPGARQ já foram ofertados curso junto a/ao:

1) Programa de Pós-Graduação em Restauro, da Politécnica de Milão (abril de 2017), com enfoque nas na preservação, conservação e aprimoramento sobre a cultura e da herança do patrimônio no cenário italiano;

2) Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB) da Universitat Politècnica de Barcelona (UPC) (julho de 2017), cuja temática permeou em torno das reflexões sobre os processos e a construção industrializada nos dias atuais;

3) Cornell University (julho de 2017), sobre práticas e metodologias de projeto de arquitetura e Urbanismo;

4) Universitá degli Studi di Perugia, na Itália (abril de 2018) sobre território, paisagem, patrimônio e desenvolvimento local.

 

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