ESTRUTURA CURRICULAR

Estrutura Curricular até 2020

 

A estrutura curricular do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo está organizada em núcleos e eixos, que possibilitam ao aluno personalizar o curso, atendendo às suas expectativas e interesses de formação.

No Núcleo de Formação Básica, o aluno encontra disciplinas de introdução ao conhecimento técnico e científico e que fornecem o embasamento que será utilizado ao longo de todo o curso. Visa a fornecer ao aluno competências e habilidades básicas para o desenvolvimento e condução do seu projeto de pesquisa. Neste Núcleo estão as disciplinas obrigatórias do curso (Metodologia de Pesquisa e Tecnologias Digitais e Processo de Projeto em Arquitetura e Urbanismo).

Já o Núcleo de Formação Específica é dividido em dois Eixos:

- Docência e Pesquisa – que concentra disciplinas e atividades direcionadas a uma imersão teórico-prática para o desenvolvimento de habilidades e vivência do ambiente acadêmico. Visa ofertar uma formação voltada para a prática da docência e da pesquisa, observando as demandas do cenário educacional; e,

- Qualificação - onde são ofertadas as disciplinas que discutem as tendências da área, trazendo o conhecimento científico, baseado em evidências, de forma transversal a todas as temáticas. Apresenta a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo em paralelo às diferentes áreas do conhecimento. Neste Eixo são disponibilizadas disciplinas de Desafios (transversais a todos os cursos Stricto da IMED) e há a possibilidade de aproveitamento de créditos de atividades, processos e/ou produtos técnicos e tecnológicos relacionados à pesquisa em desenvolvimento no PPG.

O Núcleo Científico, por sua vez, é onde o aluno irá aplicar o método e o conhecimento científico em si, desenvolvendo sua pesquisa básica e/ou aplicada, em busca da solução para problemas reais, da sociedade ou de seu cotidiano profissional. Semestralmente, o aluno é acompanhado, por meio de orientação científica próxima e qualificada. Neste Núcleo, há ainda a possibilidade de aproveitamento de créditos de atividades, processos e/ou produtos científicos relacionados à pesquisa em desenvolvimento no PPG.

 

Para a integralização do curso, o acadêmico/a deve cumprir 400h (entre disciplinas; produção científica, técnica, tecnológica e/ou artística; desafios; orientações e dissertação), além de ter sido aprovado/a na Banca de Projeto de Pesquisa, de Qualificação da Pesquisa, no Seminário Final de Dissertação, na Banca de Defesa da Dissertação e no Exame de Proficiência em Língua Inglesa. Cada crédito no Programa corresponde a 20 horas/aula.

O Mestrado em Arquitetura e Urbanismo tem duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses. As aulas são ofertadas nas modalidades regular (três aulas por mês), concentrada (três turnos por mês), condensadas (uma ou duas semanas por semestre) e especiais (com diferentes ofertas e créditos) e podem acontecer nas manhãs, tardes ou noites, conforme calendário semestral.

 

Confira a grade curricular do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo para o período 2021 - 2024.

É de fundamental importância a leitura atenta do Regimento do Curso em vigência. É de responsabilidade do orientador(a) da pesquisa a indicação, acompanhamento e conferência das disciplinas cursadas e a serem cursadas pelos/as mestrandos/as, bem como a informação, acompanhamento e verificação do cumprimento dos critérios regimentais do curso.

Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.