ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O projeto é entendido como um complexo processo de criação, maturação e representação de uma ideia, objeto ou obra. Envolve um conjunto de procedimentos cognitivos, metodológicos e técnicos, associado aos avanços tecnológicos, bem como às mudanças socioeconômicas, culturais e ambientais do seu tempo. Nesse contexto, a Área de Concentração do PPGARQ contempla o projeto em arquitetura e urbanismo como objeto de estudo e de reflexão teórico-prática para a análise e descrição dos ciclos de inovação e métodos de investigação, projetação e gestão das edificações e do ambiente construído, agregando novas tecnologias para a proposição de soluções aos problemas contemporâneos associados aos lócus de intervenção profissional.

 

Linha I - Morfologia, usos e apropriações das edificações e dos espaços construídos

Trata da análise crítica das edificações e dos espaços construídos, dos processos que os originam, bem como suas formas, contemplando os estudos de uso, apropriação e/ou reuso, como também as relações homem-ambiente e formas-uso-eficiência, sob o viés da avaliação pós-ocupação, de conforto ambiental e de eficiência energética.

 

Linha II - Tecnologia, projeto e gestão do ambiente construído

Concentra os estudos das teorias, métodos, técnicas e ferramentas de projetação, de avaliação e de gestão das edificações e dos espaços construídos, por meio de novas tecnologias e instrumentos de observação, simulação, representação e análises.

Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.