29/04/2019
XI Chimarrão com Pesquisa debate “Cidades contemporâneas, transformações e resiliência urbana”

Por: Paula Steffenon

Evento contará com a participação de docente da Universidade Católica da Colômbia

Com o tema "Cidades contemporâneas, transformações e resiliência urbana", o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ) da IMED promove no dia 16 de maio o XI Chimarrão com Pesquisa. Nesta edição, o evento contará com a participação do Professor Rolando Cubillos, da Universidade Católica da Colômbia, que irá palestrar sobre as estratégias de design sustentável desde a dimensão do edifício até cidade, de modo a atender às novas necessidades de edifícios sustentáveis e gerar uma nova consciência para a economia de energia, redução do consumo de materiais e nas emissões de carbono.

O evento é coordenado pela professora Dra. Caliane Christie Oliveira de Almeida e cada edição conta com a organização de um ou mais docentes do PPGARQ, nos já três anos de realização. “A intenção macro é socializar as pesquisas desenvolvidas e resultados de pesquisas alcançados no âmbito do PPGARQ e de outros PPGs da IMED, para a comunidade acadêmica da instituição e de outras IES da região, bem como para o mercado e poder público. É uma oportunidade de articulação entre distintas instâncias do ensino e da sociedade, para a transferência de conhecimento.  As edições do Chimarrão seguem temáticas acadêmico, científicas, técnicas e/ou tecnológicas pertinentes à cidade”, comenta a Coordenadora.

A temática do evento que será realizado no próximo dia 16 de maio, abrange as duas Linhas de Pesquisa do PPGARQ/IMED:  I - Morfologia, usos e apropriações das edificações e dos espaços construídos, e II- Tecnologia, projeto e gestão do ambiente construído. “As cidades em todo o mundo enfrentam cada vez mais desafios sem precedentes ligados a questões como o rápido crescimento populacional, a degradação ambiental, os eventos climáticos extremos e as crescentes desigualdades sociais. Estas condições complexas e desafiadoras exigem resiliência e adaptação aos impactos causados na dinâmica ambiental e social. Isso requer que o poder público olhe para além de ciclos eleitorais, para desenvolver ações genuínas de interesse coletivo relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Neste contexto, a resiliência emergiu como um aspecto central dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)”, comenta a organizadora do XI Chimarrão com Pesquisa, a professora Dra. Grace Tibério Cardoso.

Nesta data, o Professor Rolando Cubillos estará na IMED para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao projeto de pesquisa “TECNOLOGÍAS LIMPIAS – FASE 2: El impacto de la transferencia de las tecnologías limpias en la vivienda social en Brasil y Colombia”, realizado em cooperação com o Grupo de Pesquisa Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED). “As atividades previstas durante a estadia do professor reforçam ainda o convênio estabelecido entre a Universidade Católica da Colômbia e a IMED, em abril de 2017.

Podem participar do evento, alunos e docentes vinculados a grupos de pesquisas e a Programas de Pós-Graduação e Graduação da IMED, além da comunidade passofundense em geral. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de maio de 2019. O valor é de R$ 20.

Para se inscrever clique AQUI

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.