24/04/2019
Ética no exercício da Arquitetura e Urbanismo

Por: Paula Steffenon

Conselheira do CAU ministrou aula inaugural para os acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED

A atuação do arquiteto e urbanista é regida pelo Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O documento define parâmetros de conduta para o exercício da profissão por meio de regras, princípios e recomendações. Neste contexto, a “Ética no exercício profissional” foi tema da aula inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, na noite dessa terça-feira (23). O evento foi ministrado pela Conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/ RS), Deise Flores Santos.

“Uma das missões do CAU é a aproximação dos estudantes e formandos de Arquitetura e Urbanismo. Como parte das ações, o Conselho promove palestras abordando as possibilidades de atuação e as responsabilidades no exercício profissional”, explicou a conselheira.

Conforme Deise, com o processo de interiorização, o município de Passo Fundo vai receber uma sede do CAU, mas enquanto acontece a parte burocrática para a instalação efetiva da entidade, as palestras cumprem o papel de informar, esclarecer e orientar alunos, professores e profissionais.  “Essa palestra da ética é para a vida profissional, porque precisamos ser éticos. Baseado por regras e princípios, o Código de Ética está norteado pela resolução 143 gerado em 23 de junho de 2017. O exercício profissional em desacordo da ética, pode resultar em algumas punições e até a suspensão  do registro profissional. Então, há punição pública e não pública, há multa, que varia de 1 a 10 anuidades, que hoje está em torno de R$ 500, e há a suspensão temporária ou definitiva do Conselho. São esses cinco pontos caso haja uma infração”, frisa.

No entanto, para que ocorra punição é necessário que seja formalizada uma denúncia junto ao Conselho. “O CAU descobre através das denúncias, além da fiscalização recorrente. São denúncias variadas, de muros irregulares, janelas inadequadas, banheiros sem ventilação. A partir da denúncia começa o processo de investigação e a aplicação de sanções se houver necessidade”, comenta.

A professora Aline de Oliveira Mendes, organizadora do evento, destacou a importância do Conselho de Arquitetura e Urbanismo para os profissionais e enalteceu a vinda do CAU até a Instituição. “É um órgão que regulamenta e fiscaliza a profissão e muitos profissionais se formam e não sabem o papel e a importância do conselho para o Curso de Arquitetura e Urbanismo. E a questão ética desses alunos, enquanto futuros profissionais, deve ser abordado durante toda a faculdade, porém no final do curso, momento em que eles estão quase saindo para o mercado de trabalho, essa importância deve ser retomada”,  pontuou.

Esclarecimentos que foram destacados pela aluna do décimo nível, Alana Santos de Oliveira. “Como estou me formando, essa palestra foi fundamental para que possamos ter comprometimento depois de formado, como informações, como devemos nos posicionar. Hoje eu me sinto um pouco mais preparada em relação ao meu futuro e como me comportar após a formatura”.

Para a estudante do terceiro nível, Débora Schaeffer, ficou claro a importância da atuação profissional por meio da ética. “Todo estudante de arquitetura e arquitetos formados deveriam conhecer e usar como sua aliada a ética, pois só assim vamos conseguir valorizar a nossa profissão, e isso não serve apenas para a arquitetura e sim para todas as profissões”, reforçou.

A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, Mariana Mattei enalteceu o papel do CAU e ressaltou o compromisso da ética na profissão. “ Desde 2010, com a instituição do CAU, nós arquitetos/ as e urbanistas pudemos observar as mudanças positivas que ocorreram na nossa profissão, tendo, de fato, representatividade nos meios sociais e políticos, galgando cada vez mais credibilidade perante a comunidade. Essa efetividade do conselho contribui para que a atuação do/a arquiteto/a e urbanista seja, definitivamente, baseada pela ética”.

Fotos: Paula Steffenon / IMED

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.