06/05/2019
Do estágio à efetivação profissional

Por: Paula Steffenon

Egressa da IMED alavancou a vida profissional a partir do IMED Carreiras. Setor desenvolveu ações de relacionamento com empresas, que possibilitaram na efetivação

O IMED Carreiras trabalha com a gestão de estágios, obrigatórios e não obrigatórios, auxilia na divulgação de vagas e na formalização do vínculo do estudante com a sua empresa. Foi a partir do IMED Carreiras que a arquiteta Manoela Peruzzo alavancou a sua trajetória profissional. Atualmente trabalha na  OSPA Arquitetura e Engenharia em Porto Alegre, um dos escritórios mais renomados do País.

No ano de 2016, Manoela participou do IMED Carreiras a partir do Programa Nacional de Estágios para Arquitetura e Urbanismo. Ela se inscreveu porque viu uma grande oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.  “Na época, a IMED fez parcerias com diversos escritórios relevantes do Brasil e de imediato já entendi como uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional”, diz Manoela.

Cursando o VIII nível de Arquitetura e Urbanismo na IMED, ela aguardou com expectativa o resultado da seleção. “Lembro até hoje a emoção que senti ao receber o e-mail anunciando que eu fui a aluna selecionada pela IMED para estagiar por duas semanas na OSPA de Porto Alegre ocupando a única vaga disponível”.

Foram duas semanas em Porto Alegre acompanhando os bastidores do Escritório de Arquitetura e Engenharia. Foi o início da vida profissional. “É um dos melhores escritórios de arquitetura e engenharia do mundo. Eu já admirava a OSPA há algum tempo e estar no meio de tantos profissionais incríveis foi uma experiência única”, afirma.

Manoela lembra que foram duas semanas intensas e voltou para Passo Fundo ainda mais apaixonada por Arquitetura e Urbanismo. “Voltou à cidade natal uma Manoela mais consciente e responsável. Uma Manoela com vontade de contar para todo o mundo a quantidade de coisas novas que havia aprendido”.

A arquiteta ressalta que o contato com profissionais da área foi imprescindível para a sua carreira profissional.  “Estudei por mais um ano e meio até me formar em Arquitetura e Urbanismo e durante esse tempo mantive contato com alguns colaboradores da OSPA. Inclusive no final de 2016, participei da típica confraternização de final de ano: o OSPOCALIPSE. Para minha surpresa, três meses depois de formada sou questionada pela OSPA se eu tinha interesse em compor a equipe oficialmente. Naquele momento, definitivamente, eu recebia a maior oportunidade profissional da minha vida até então”, afirma Manoela.

E tudo começou a partir de uma oportunidade que surgiu no IMED Carreiras. “Passar pelo IMED carreiras foi essencial para eu estar onde estou hoje. Serei sempre grata pelo fato de não só a IMED acreditar em seus alunos, mas também estreitar os caminhos para grandes conquistas”.

Para quem ainda está na academia, Manoela lembra que é importante aproveitar as oportunidades que surgem durante a graduação “Se eu pudesse dar um conselho para os atuais acadêmicos, eu diria para aproveitar cada oportunidade que o IMED carreiras proporciona. Com força de vontade e interesse nós podemos voar muito alto”, finaliza.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.