NOTÍCIAS

02/09/2021
Design criado por alunos ganha vida nos campi da IMED

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Peça foi desenvolvida durante concurso, que buscou estimular a criatividade, inovação e empreendedorismo, além de conectar os acadêmicos a profissionais do mercado

A partir desta quinta-feira (02), o Campus Porto Alegre, da IMED, conta uma nova peça em seu mobiliário, mas essa traz consigo uma história diferente: o design foi concebido por alunos da instituição. A cadeira X, como é chamada, foi criada pelos acadêmicos Amanda Almeida, Matheus Silveira e Kleber Rodrigues, durante o concurso de design criativo ArqDesign 2021. Na competição, estudantes foram desafiados a criar um mobiliário para representar a graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED. 

Para chegar ao design vencedor, o concurso conectou os alunos a renomados profissionais, entre eles, Rejane Carvalho Leite e Renata Pocztaruk, por meio de workshops e palestras. Em seguida, os projetos desenvolvidos foram submetidos ao voto popular e os cinco finalistas, à análise da banca avaliadora. A cadeira X foi a escolhida e, agora, ganha vida em tamanho real, a partir do trabalho realizado pela Interiore Marcenaria, apoiadora do concurso. 

 

Matheus, Amanda e Kleber, criadores da cadeira X

 

Com visual orgânico e contemporâneo, a peça oferece aos usuários o conforto necessário para descanso entre as atividades cotidianas. Segundo os estudantes, o projeto da cadeira, bem como os materiais e as cores, foi pensado e desenvolvido para que se incorpore à identidade da instituição e não seja apenas um elemento solto dentro das suas instalações. 

“Junto dos meus colegas Kleber Rodrigues e Matheus Silveira, vencemos o concurso ArqDesign. Esse projeto e premiação serão importantíssimos para nossa trajetória acadêmica. Hoje, estamos muito felizes de ver a concretização desse projeto em escala real sendo entregue nos campi”, comenta Amanda Almeida, aluna do 6° semestre de Arquitetura e Urbanismo no Campus Porto Alegre.

 

Participantes e apoiadores foram presenteados com miniatura da peça

 

O projeto é composto por peças envernizadas de chapa de compensado naval cortadas à laser, três barras roscadas de tração transversal que fazem o travamento do eixo central e mais duas peças extras de compensado naval, coladas nas laterais com objetivo de dar acabamento final ao travamento central. Em breve, um exemplar também irá compor o visual do Campus Passo Fundo.

Durante a cerimônia de entrega da cadeira, os participantes, jurados e apoiadores do concurso também foram presenteados com miniaturas da cadeira X. A organização do concurso foi conduzida pelas professoras Camila Ricci, Débora Avila, Eliká Ceolin e Giulie Baldissera. A iniciativa contou com apoio da Artools, Hub práticas criativas e Interiore Marcenaria.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.