Registrar Interesse
Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.
Por: Francine Tiecher
Tweet (Evento reuniu pesquisadores, alunos e professores em um ambiente de troca de percepções sobre a temática central
No dia 08 de outubro, o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da IMED realizou mais uma edição do Chimarrão com Pesquisa. O evento, realizado de forma online por conta da pandemia, reuniu especialistas para compartilhar boas práticas e estratégias para o desenvolvimento de projetos paisagísticos e aplicação de tecnosolos como soluções aplicadas ao ODS11, das Nações Unidas.
Participaram do debate o presidente do Beigrupo e director técnico da Beifort - insumos especiais, especialista em produção de tecnosolos a partir de resíduos industriais e doutorando da UFRGS, Me. Valdecir Ferrari, e a especialista em reutilização de pó de rocha para aplicação agrícola e paisagística, Dra. Claudete Gindri Ramos.
Para a pesquisadora da Unicosta, Dra Claudete Gindri, incentivar e apoiar os alunos a trabalharem com o manejo eficiente de resíduos sólidos da construção será um dos temas centrais que será discutido na Missão Cidades e Comunidades Sustentáveis de 2021.
Já para o Presidente do Beigrupo e doutorando UFRGS, Valdecir Ferrari, a iniciativa surgiu como forma de fortalecimento de laços. “Nós da Beigrupo temos claro que a alianças entre a academia e a iniciativa privada é fator chave para alavancar a inovação dos ecossistemas locais e globais. Por isso investimos continuamente em pesquisas aplicadas para produção de tecnosolos para regiões urbanas e rurais”, frisa.
O evento reuniu tanto pesquisadores, como alunos e professores de graduação e pós-graduação stricto sensu.
![]() |
![]() |
Antes da restauração | Área restaurada com tecnosolos |
“Esses novos sistemas como o manejo de novas tecnologias, a reutilização de resíduos e os jardins ecoeficientes vem se tornando cada vez mais usuais. Nós como estudantes devemos nos empenhar e assim buscar novas formas na área do paisagismo”, pontua Georgia Pedotti, estudante do 7º semestre de Arquitetura e Urbanismo da IMED.
Entre ações que foram projetadas a partir do webinar, está a realização de uma Missão Acadêmica Internacional itinerante, com projeção para ter sua primeira edição em 2021. O evento vai debater o tema Cidades e Comunidades Sustentáveis, realizado entre IES do Atlântico e Pacífico, frente aos desafios de mudanças climáticas do Acordo de Paris. Integram a comissão organizadora da Missão, a anfitriã de 2021 Unicosta – Colômbia, Faculdade IMED – Brasil, itt Performance Unisinos – Brasil e Universidade de Lima – Peru.
2
mai
Prova de redação online ocorre no dia 11 de junho em ambos os campi
14
jan
A pandemia evidenciou necessidades e demandas não atendidas, dando novos contornos ao desafio de construir cidades mais sustentáveis, resilientes e inclusivas
13
out
Alunos de graduação e mestrado tem até o dia 01 de novembro para protocolar sua candidatura
29
set
Iniciativas que promovem o bem-estar da população podem contribuir para construção da carreira como arquiteto
Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.