15/05/2020
Audiência simulada envolve estudantes de Arquitetura e Direito

Por: Daniel Santos

A atividade ocorreu de forma on-line pela plataforma Zoom

Os alunos da disciplina de Processo Civil do 5º nível do curso de Direito, e os alunos da matéria de Legislação e Ética do 9º nível do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED se encontraram virtualmente nessa semana. As turmas participaram de uma audiência simulada conduzida pelos professores Iuri Bolesina (Direito) e Eliká Ceolin (Arquitetura e Urbanismo).

O caso analisando tratava-se de uma situação real, na qual empresas de Arquitetura, bem como os arquitetos responsáveis técnicos das obras, eram réus de uma ação judicial movida por um vizinho. Este, entendia ter sofrido danos materiais e morais decorrentes das atividades construtivas. “Este tipo de simulação tem por mérito propiciar aos alunos um pouco da experiência necessária na prática judicial. No curso de direito da IMED, prezamos pela cultura maker, estimulando atividades onde os alunos são protagonistas do seu aprendizado. Fiquei bastante contente com o resultado obtido, bem como com a integração entre os cursos de Direito e Arquitetura & Urbanismo. Os alunos e alunas de ambos os cursos estavam engajados e comprometidos, foi sensacional”, comenta o professor Iuri.

O intuito foi proporcionar aos alunos um pouco da prática encontrada nos desafios das audiências judiciais. Os papeis exercitados foram de magistrado, advogados e peritos; partes e testemunhas. “A atividade do júri simulado na Arquitetura teve início em 2019, com a participação do professor Iuri na disciplina. Este foi o primeiro júri integrando também os alunos dos cursos.  Com a simulação de uma situação real e também inspirada em fatos reais os alunos conseguem sentir o impacto das suas ações como profissionais. Relacionam o conteúdo teórico da disciplina sobre as atribuições e responsabilidades do arquiteto e urbanista com a prática profissional. O júri faz com que os alunos tenham um papel ativo na avaliação das ações da profissão e suas consequências legais”, explica a professora Eliká.

A estudante de Direito, Letícia Garbinato, comenta que a experiência proporcionou um momento gratificante para os dois cursos. “A gente sentiu alegria, ansiedade e entusiasmo, e sabemos que iremos enfrentar tudo isso no nosso cotidiano de trabalho. Todos os que participarem se empenharam para ter resultados satisfatórios”, relata.

Assista à integra da Audiência simulada

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.