28/03/2019
17,5% da população mundial não recebe abastecimento de água tratada

Tema está entre os assuntos abordados em disciplinas no Curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED

No ano de 1993, foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, o Dia Mundial da Água. A data foi criada com o propósito de lembrar à população mundial a importância de cuidar desse bem oferecido pelo planeta, que sofre diariamente com as intervenções humanas.

O Instituto Trata Brasil (2015), aponta que 17,5% da população não recebe abastecimento de água tratada. “Esse número é muito alto. Sabe-se que há diversas comunidades no país que ainda não recebem esse serviço, e em contrapartida, muitas pessoas não fazem o uso consciente das águas. Há necessidade de comover a população diante de assuntos que envolvem o saneamento básico, propondo discussões sobre possíveis formas de uso consciente, pois a água é a principal fonte de vida”, comenta a professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED Passo Fundo, Jéssica Portella, que ministra a Disciplina de Sistemas Urbanos.

A disciplina trata de aspectos sobre infraestrutura urbana, e dentre eles o saneamento básico, que é muito importante para a saúde da população, como afirma Jéssica. “A partir disso, há grande importância de tratar dessa temática. Visando o senso crítico dos alunos, são propostas discussões sobre uma gestão correta do uso da água, desde a criação de um projeto urbano até a aplicação de sistemas eficientes em edificações, que proporcionem proteção aos recursos hídricos, visto que todo o lixo solúvel, acaba atingindo os lenções freáticos e chegando até os mananciais”, explica a docente.

Visita técnica

Na última sexta-feira (22/03), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, os acadêmicos que integram esta disciplina, acompanhados pela professora Jéssica, realizaram uma visita à Companhia Rio-grandense de Saneamento (CORSAN) da Vila Rodrigues, em Passo Fundo/RS. A atividade teve o intuito de impactar os estudantes perante esta causa, compreendendo assim todos os fatores que envolvem o tratamento e abastecimento da água, sendo diretamente ligados ao bem estar da população.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.