NOTÍCIAS

28/03/2019
17,5% da população mundial não recebe abastecimento de água tratada

Por: Francine Tiecher

() comentários

Tema está entre os assuntos abordados em disciplinas no Curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED

 

No ano de 1993, foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, o Dia Mundial da Água. A data foi criada com o propósito de lembrar à população mundial a importância de cuidar desse bem oferecido pelo planeta, que sofre diariamente com as intervenções humanas.

O Instituto Trata Brasil (2015), aponta que 17,5% da população não recebe abastecimento de água tratada. “Esse número é muito alto. Sabe-se que há diversas comunidades no país que ainda não recebem esse serviço, e em contrapartida, muitas pessoas não fazem o uso consciente das águas. Há necessidade de comover a população diante de assuntos que envolvem o saneamento básico, propondo discussões sobre possíveis formas de uso consciente, pois a água é a principal fonte de vida”, comenta a professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED Passo Fundo, Jéssica Portella, que ministra a Disciplina de Sistemas Urbanos.

A disciplina trata de aspectos sobre infraestrutura urbana, e dentre eles o saneamento básico, que é muito importante para a saúde da população, como afirma Jéssica. “A partir disso, há grande importância de tratar dessa temática. Visando o senso crítico dos alunos, são propostas discussões sobre uma gestão correta do uso da água, desde a criação de um projeto urbano até a aplicação de sistemas eficientes em edificações, que proporcionem proteção aos recursos hídricos, visto que todo o lixo solúvel, acaba atingindo os lenções freáticos e chegando até os mananciais”, explica a docente.

 

Visita técnica

Na última sexta-feira (22/03), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, os acadêmicos que integram esta disciplina, acompanhados pela professora Jéssica, realizaram uma visita à Companhia Rio-grandense de Saneamento (CORSAN) da Vila Rodrigues, em Passo Fundo/RS. A atividade teve o intuito de impactar os estudantes perante esta causa, compreendendo assim todos os fatores que envolvem o tratamento e abastecimento da água, sendo diretamente ligados ao bem estar da população.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.