ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O PPGA/IMED está estruturado em uma área de concentração - "Gestão das Organizações" -, que comporta duas linhas de pesquisa: Gestão Estratégica e Relações com o Mercado; Estudos Organizacionais Contemporâneos. Esta área de concentração compreende os estudos relacionados às teorias, às metodologias, aos modelos, às estratégias, aos instrumentos e aos procedimentos, ligados ao campo da gestão das organizações. Abrange, também, os estudos das dinâmicas de gestão e estruturação das organizações e as relações destas com o mercado, no campo dos estudos organizacionais, da gestão estratégica, mercadológica, de pessoas e de operações.

 

Linha I – Gestão estratégica e relações com o mercado

Esta linha de pesquisa envolve estudos sobre estratégias nas organizações e suas relações com o campo da competitividade e do desempenho organizacional. Nesse sentido, são contemplados estudos dos processos de concepção, formação e implementação de estratégias organizacionais, que envolvem as áreas de estratégias, produção, operações e marketing. Também são objetos de pesquisa a inovação, as relações interorganizacionais, a sustentabilidade, o comportamento dos stakeholders e meios de criação, agregação e oferta de valor aos produtos e serviços.

 

Linha II – Estudos organizacionais contemporâneos

Nesta linha são estudadas as relações entre indivíduos, organizações e sociedade, assim como as dinâmicas do comportamento das organizações contemporâneas. Em uma perspectiva reflexiva, parte-se de diferentes enfoques teóricos e metodológicos para compreender relações de trabalho, gestão de pessoas, cultura, poder, aprendizagem e conhecimento organizacional. Contempla, ainda, estudos sobre a gestão social, simbolismos, identidade e criação de sentidos nas organizações.

 

Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.