NOTÍCIAS

07/04/2020
Como lidar com a transformação digital em tempos de crise

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Momentos de incertezas e instabilidade, como o gerado pela pandemia da Covid-19, costumam ser grandes impulsionadores de mudanças


A transformação digital é um processo que vem sendo percebido mais fortemente por pessoas e organizações ao longo dos últimos cinco anos, no entanto, desde os anos 1980 especialistas já alertavam em seus livros sobre sua ocorrência e sobre a necessidade de preparar-se para lidar com ela. E como grandes impulsionadores de mudanças, os momentos de crise, como o gerado pela pandemia da Covid-19, trazem não só atenção, mas também muita ação.

O assunto pautou o webinar “Transformação digital em tempos de crise”, realizado pela IMED na noite desta segunda-feira (06), tendo como convidado o professor Márcio Pires. Doutor em Engenharia de Produção, consultor e investidor anjo, ele é Diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SCIT-RS) e Coordenador do MBA em Gestão Empresarial da IMED.

Para contextualizar, Márcio apresentou dados que ilustram esse cenário de transformação. Por meio de pesquisas, mostrou que, em 1998, por exemplo, o petróleo era visto como a principal moeda internacional e as empresas mais rentáveis eram aquelas cuja operação estava associada aos produtos. Cerca de 20 anos depois, o mesmo ranking apontou que essas foram substituídas por empresas de tecnologia, mudando a matriz econômica mundial.

De acordo com o professor, a transformação digital é um reflexo desse processo que une convergência tecnológica a um cenário de evolução exponencial, provocado pelo crescimento da conectividade, armazenagem de dados e capacidade computacional. Somam-se a isso as chamadas tecnologias pervasivas, que atuam e impactam as diversas áreas da existência humana, como saúde, negócios, cidades, convívio, governo, segurança, transporte.

“São tecnologias-chave, que se misturam umas às outras e vão girando, influenciando as diversas áreas da existência humana. As tecnologias que embasam a transformação digital têm crescido a uma média de 60% ao ano. Isso significa que a gente tem hoje uma evolução tecnológica muito acima da nossa taxa de uso e de absorção. Às vezes, eu nem percebo essa evolução porque estou preso aos padrões da época em que cresci. Quando a gente entende essa evolução exponencial, também passa a compreender o quanto de oportunidades irão surgir em razão dessa transformação digital”, observa.

Para o docente, esse contexto torna ainda mais relevante a habilidade de aprender e renovar-se enquanto profissional. “O futuro do trabalho reserva mudanças radicais na grande maioria das profissões que conhecemos, uma vez que a evolução exponencial terá impacto sobre o tempo de validade da nossa formação. Estamos falando de long life learning (termo em inglês que define a educação continuada). Não posso mais me contentar com títulos estáticos, precisaremos ter mais certificações, nos reinventar profissionalmente o tempo inteiro.”

Se a transformação impacta os profissionais e os currículos, com as organizações não é diferente. “Há muitos negócios apegados ao seu modelo atual de comercialização, sem olhar para as oportunidades que a tecnologia está proporcionando. Isso é muito arriscado, porque uma hora alguém vai reinventar o nosso negócio. Olhando para a Covid-19, a crise nos dá um empurrãozinho para aceitar o novo, para experimentar novas ferramentas. É como a gente costuma dizer: ‘Vai ter poeira’. Tu vai estar fazendo ou comendo a poeira?”, pontua Pires.

No webinar, que também teve a participação da professora Márcia Capellari, Gestora do Hub de Inovação da IMED, ainda foram debatidos cases de transformação digital de negócios como Amazon, Magazine Luiza e do governo da Estônia, entre outros.

 

Perdeu o webinar? Ele está disponível na íntegra no canal da IMED no YouTube. Acesse aqui e siga a nosso canal para ser avisado de novos conteúdos como este.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.