22/03/2019
As ferramentas mais utilizadas pelo pesquisador

Por: Paula Steffenon

Mais de 50 alunos se inscreveram na terceira edição do Programa Compartilhar do PPGA/IMED

Conhecer de forma detalhada as ferramentas que são essenciais na produção de um trabalho científico fará a diferença no resultado final. Dentre os programas mais utilizados por pesquisadores, estão: Word, PowerPoint, Excel, Bases de Dados, Mendeley e o Qualtrics. Para muitos estudantes, o primeiro contato mais aprofundado com essas plataformas é na pós-graduação. Para auxiliar esses estudantes, o Programa de Pós-Graduação em Administração da IMED (PPGA/IMED) criou o programa Compartilhar.

Tendo como slogan “Inspirar pessoas para compartilharem habilidades”, o programa tem como objetivo estimular alunos do Mestrado, de todos os PPGs da IMED, a compartilharem os conhecimentos aos seus colegas.  Em sua terceira edição, neste ano, mais de 50 estudantes se inscreveram, até agora, no compartilhar. O Programa é coordenado pelo professor Carlos Costa e pela mestranda do PPGA/IMED, Francine Bagatini.

De acordo com Francine, o principal objetivo é disseminar conhecimento. “Em síntese, são cursos e treinamentos sobre ferramentas essenciais para o cotidiano em pesquisa. O diferencial é que os cursos são ministrados pelos próprios alunos ou egressos dos PPGs, alunos que se voluntariam para compartilhar o conhecimento com os demais discentes”, destaca.

Neste ano foram oferecidos seis cursos, sendo que quatro já acontecerem, o de Word, ministrado pela Mestranda do PPGA/ IMED, Juliane Laviniki Neumann, de PowerPoint, ministrado pela Mestre Priscila Cerutti, Egressa do PPGA/IMED, e pelo Mestrando do PPGA/IMED, Lessandro Sassi, de Excel, ministrado pelo Mestrando do PPGA/ IMED, Rafael Wagner e  o curso de Bases de Dados, ministrado pela Mestranda do PPGA/ IMED, Danúbia Reck. Os cursos de Mendeley e de Qualtrics acontecem na próxima semana, nas seguintes datas:

26/03 – Curso de Mendeley: ministrado pela mestranda do PPGA/IMED Ana Paula Pessotto
28/03 – Curso de Qualtrics: ministrado pela mestranda do PPGA/IMED Francine Bagatini

A Mestranda do PPGA/ IMED, Juliane Laviniki Neumann, ministra o curso de Word desde 2017, quando o Compartilhar teve a sua primeira edição. Juliane enxerga o Compartilhar como uma oportunidade de repassar conhecimentos aos colegas.  “As pessoas possuem capacidades diferentes e poder compartilhar é uma forma de aprender um pouco mais também. Além disso, no mestrado estamos nos preparando para sermos professores e no Compartilhar temos a oportunidade de atuar como instrutores e trabalhar em algo que dominamos e que é relevante para os colegas”, comenta.

Terceira edição do curso de Word do Programa Compartilhar. Foto: Divulgação

Podem participar todos os alunos matriculados nos Programas de Pós-Graduação da IMED e alunos de iniciação científica. As aulas do Programa Compartilhar acontecem no Centro Executivo Presidente Vargas (CEPV), localizado na Avenida Presidente Vargas, 541, em Passo Fundo, das 19h às 21h30min.

As inscrições para os cursos de Mendeley e Qualtrics ainda podem ser realizadas. CLIQUE AQUI

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.