31/03/2021
Você sabe o significado do “Abril Verde”?

Campanha mundial busca conscientizar sobre a importância da saúde e da segurança do trabalho

Integrando o calendário de temas que merecem conscientização na atualidade, o Abril Verde é caracterizado por trazer à tona a campanha mundial sobre a importância da saúde e da segurança do trabalho.

Sua abordagem foi sugerida por conta de duas datas importantes: 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e no dia 28, é celebrado o “Dia Mundial Em Memória das Vítimas de Acidentes e doenças do Trabalho” – uma vez que a data foi escolhida em razão de um acidente que ocorreu em 1969, nos EUA, que vitimou 78 trabalhadores.

A intenção do Movimento Abril Verde é mostrar a importância da saúde e da segurança no trabalho, objetivando reduzir os acidentes ocorridos em ambientes empresariais, prevenir e alertar quanto a problemas que podem vir a acontecer no ambiente laboral em decorrência da função executada, contribuindo dessa forma com a saúde do trabalhador.

As ações de saúde e segurança no trabalho realizadas pelas organizações estão voltadas para a qualidade de vida dos seus funcionários, promovendo bem-estar físico e emocional no ambiente de trabalho, assim como medidas técnicas, psicológicas, médicas e educacionais para prevenir acidentes. Com saúde e segurança, o trabalhador aumenta seu desempenho, pois se sente mais seguro e mais motivado para executar suas atividades de trabalho, e, portanto, investimentos na segurança e na saúde do trabalhador são vantajosos tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Outro ponto a ser observado é que a saúde nas empresas também tem relação com a satisfação e bem-estar que o trabalhador possui com sua carreira e profissão. Nesse sentido, a IMED oferece desde 2020 o Serviço de Orientação Profissional, por meio do SINAPSI. A iniciativa, que é gratuita e destinada à comunidade em geral, consiste em atendimentos estruturados e supervisionados que ajudam o participante na compreensão e tomada de decisão referente a sua escolha profissional, bem como em relação a inserção e recolocação profissional, auxiliando nas reflexões sobre aspectos da carreira, no processo de busca de emprego e na reinserção no mercado de trabalho.

Essa nova proposta de atendimento foi construída pelos professores do Curso de Psicologia do Campus Passo Fundo Dr. Luis Paloski, Dra. Júlia Gonçalves, Dra. Camila Oliveira e Me. Muriane Zimmer, e contou com a colaboração dos alunos de graduação.

Para agendar atendimentos, tirar dúvidas ou adquirir mais informações, interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 3045-9070 ou WhatsApp (54) 99981-5693, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h30min às 18h.

**Colaboração: Marieli dos Santos - acadêmica do 10º semestre de Psicologia IMED-PF e integrante do projeto ORIENTAR.