26/05/2022
Única no RS: IMED passa a oferecer plataforma de estudos para residência na Medicina

Por: Daniel Santos

A novidade dispõe de diferentes objetos de aprendizagem para alcançar resultados cada vez melhores nas provas de residência

Que a Medicina é um dos cursos superiores mais procurados do Brasil, isso já sabemos. Que é uma faculdade que exige bastante dedicação aos estudos, também – e isso acontece tanto para ser aprovado no processo seletivo quanto para chegar ao fim do curso. A graduação na área médica é intensa e repleta de desafios. A carga horária exige muita dedicação e não para por aí. Uma alternativa interessante que pode ajudar na organização e otimização é complementar os estudos com a ajuda da tecnologia.  É neste momento que as plataformas de aprimoramento são bastante efetivas.

Diante deste panorama, a IMED passa oferecer aos estudantes de Medicina a plataforma MedCel, que reforça o compromisso da instituição com a qualidade, a inovação e a carreira dos estudantes.

A novidade dispõe de diferentes objetos de aprendizagem e foi apresentada aos estudantes em evento no Hospital de Clínicas

“Os professores do curso atuam como curadores dos conteúdos, selecionando materiais e temas, além de passarem a contar com os recursos da plataforma para enriquecer suas aulas. Por se tratar de uma ferramenta totalmente intuitiva e dinâmica, o estudante pode customizar sua experiência, que é acompanhada através de dashboard de desempenho, auxiliando na elaboração de estratégias individuais de estudo”, enfatiza o diretor de graduação, Luciano Reolon.

Disponibilizar uma plataforma de internato inovadora, composta por temas médicos, casos diagnósticos e clínicos, além de simulados e avaliação, possibilita o aprofundamento nos estudos e o desenvolvimento técnico e intelectual dos futuros médicos, permitindo que alcancem resultados cada vez melhores nas provas de residência.

São apenas 12 instituições em todo o Brasil que dispõem do recurso e, no Rio Grande do Sul, a IMED é a única – é o que relata o coordenador do curso de Medicina da IMED, Lucas Duda Schmitz. “É mais um mecanismo para enriquecer o conhecimento do aluno. Não substitui a vivência dele com casos clínicos dentro do hospital, mas com tecnologia e informação médica de qualidade, a plataforma fornece conteúdos em diversos formatos que potencializam o aprendizado ”, declara.

Rotina de estudos: Do internato à residência

Intensa e de total responsabilidade, o estudante de medicina precisa ser protagonista do seu próprio formato de estudo, pois na rotina inclui atividades como provas, aulas teóricas e práticas, além de dedicação em período extracurricular.

Assim é o dia a dia da Carolina Hartmann, estudante do 9° semestre de Medicina da IMED, ela demonstra empolgação com o novo recurso disponível. “Tendo ferramentas na mão facilita muito o aprendizado, a plataforma está muito legal e adaptada à nossa realidade. Com isso, a IMED nos dá um imenso incentivo e oportunidade que nenhuma outra Instituição no Estado oferece”, declara.

Carolina Hartmann, estudante do 9° semestre de Medicina da IMED, demonstra empolgação com o novo recurso disponível.

Colega de curso da Caroline, Henrique Aquino, enxerga a chegada da MedCel com um incentivo que fará toda a diferença na formação do profissional médico.

“Preciso parabenizar a IMED pela iniciativa em prol da Medicina. A gente se sente abraçado pela Instituição, pois além de ser nossa obrigação, precisamos ser incentivados a estudar. Também serve como uma forma de organização dos estudos. É uma plataforma, que muitos de nós optamos por comprar por conta das possibilidades que ela fornece, a IMED trazendo isso e colocando à disposição dos alunos, sem dúvida alguma, em pouco tempo colherá ‘bons frutos’. ”, ressalta.

Descomplicando a jornada da Medicina

A combinação da formação de qualidade com uso intensivo de tecnologia em todas as fases da carreira do médico, é uma das propostas da MedCel. É certo que a tecnologia introduziu mudanças estruturais significativas e fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Essas ferramentas tecnológicas podem e devem ser utilizadas em favor do ensino, e a plataformal conta com 150 temas selecionados entre os mais presentes em provas de residência, além de estarem alinhados com a grande maioria dos programas de internato do país.  Uma das grandes vantagens é o fato de que, para cada um destes 150 temas, existem diferentes objetos de aprendizagem disponíveis em mídias como videoaulas, podcasts, questões comentadas, simulados de provas e plano de estudos.

“Na fase final do curso de Medicina, em que o foco é aprender na prática, existe também uma parte teórica que precisa ser levada em consideração e a plataforma Medcel vem justamente para trazer conveniência ao processo. Isso acontece através de um conteúdo estruturado e orientado com aquilo que a Instituição precisa que o aluno aprenda ou revisite ao longo da graduação. Além disso, ajuda a preparar o estudante para as diferentes avaliações que ele vai enfrentar, como as provas de residência. A Medcel ajuda a fechar esse ciclo com a teoria que ele precisa e apoio para a preparação da residência, que é a continuidade da formação médica dele”, explica o gerente de soluções educacionais da MedCel, Fernando Barone.

A Medicina da IMED

A IMED é a única Instituição de Ensino Superior do Norte do Estado, que conta com uma área exclusiva dentro do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, que é o Hospital-Escola do curso. O espaço conta com salas de aula, sala de professores, sala de reuniões, área de convivência e descanso, além de vestiários. O estudante de Medicina da instituição possui ainda a possibilidade de cursar disciplinas exclusivas, como Liderança e Comportamento, Empreendedorismo e Inteligência Artificial, além de desenvolver ações práticas utilizando os laboratórios de simulação realística.