Comunicação

Notícias

VOLTAR
03/09/2020
Última semana para concorrer a bolsas do programa #TeuFuturo

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Programa desenvolvido pela IMED seleciona jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio público para formação online e estágio em Computação

Jovens interessados em tecnologia têm até a próxima quarta-feira (09) para se inscrever na edição 2020 do programa #TeuFuturo, da IMED. Será concedidas 40 bolsas de estudos para formação online, que busca desenvolver habilidades e competências técnicas e comportamentais para seguir carreira na área da Ciência da Computação. Para concorrer, é preciso estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas dos municípios de Passo Fundo, Marau e Tapejara.

Sob a coordenação do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da IMED e com apoio da Secretaria Estadual de Educação, o programa #TeuFuturo oportuniza aos participantes a descoberta e o desenvolvimento de talentos, além de conectá-los a vagas de estágio ou primeiro emprego em empresas que demandam esses profissionais. Nesta edição, as bolsas, no valor de R$ 1.000,00 cada, serão custeadas pelas empresas parceiras Atua Sistemas de Informação e Compasso Tecnologia. 

Os encontros, com duração de 4 horas cada, ocorrerão duas vezes por semana (às terças e quintas-feiras, no turno da tarde), com início em 15 de setembro. Em razão da pandemia, as atividades serão realizadas online, por meio da plataforma Zoom. Ao finalizar a formação, os jovens podem ser chamados para entrevista e já sair trabalhando em uma das empresas apoiadoras.

Na prática, o programa funciona como uma espécie de ponte para uma carreira promissora na área da tecnologia, ao proporcionar aos jovens a oportunidade de ingresso em um setor que sofre com o déficit de profissionais no Brasil e em todo o mundo. Além disso, importante destacar que as profissões ligadas à TI têm remuneração acima da média de outras profissões para a mesma idade, e podem ser alternativas para rompimentos inéditos de ciclos de escassez ou até pobreza nas famílias brasileiras.

O #TeuFuturo foi criado em 2013 em Passo Fundo e, em 2019, formou sua primeira turma em Porto Alegre. Até o momento, capacitou mais de 300 jovens. Atualmente, está ligado ao programa Jovem RS - Conectado ao futuro, do Governo do Estado. Mais informações: http://teufuturo.imed.edu.br 

 

Programa #TeuFuturo 2020 Edição online

Inscrições: 25 de agosto e 9 de setembro

Processo seletivo: 10/09

Atividades: 15/09 a 15/12

Mais informações: http://teufuturo.imed.edu.br

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia