Comunicação

Notícias

VOLTAR
08/11/2019
Transformações e desafios do Direito e Processo do Trabalho pautam congresso internacional na IMED

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Programação reuniu 12 palestras, além de abrir espaço para a apresentação de trabalhos científicos

As transformações nas relações de trabalho intensificadas pelas novas tecnologias, os desafios, avanços e retrocessos estiveram no centro das discussões proporcionadas pelo III Congresso Internacional de Direito e Processo do Trabalho, realizado nesta quinta-feira (7), na IMED Campus Porto Alegre. A programação trouxe ao público 12 palestras ministradas por convidados nacionais e internacionais, além de oportunizar a apresentação de trabalhos científicos. A organização do evento foi conduzida pelas professoras Mariângela Guerreiro Milhoranza da Rocha, Denise Fincato e Cíntia Guimarães.

Pela manhã e à noite, estiveram entre os palestrantes Ana Regina Prytoluk Squefi, coordenadora de Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho Fadergs; Ataliba Telles Carpes, especialista e mestrando em Direito e Processo do Trabalho; Claudia Maria Petry de Faria, Doutora em Qualidade Ambiental e professora da Feevale; Denise Pires Fincato, professora-pesquisadora da PUCRS; Fábio Veiga, professor de Direito Empresarial na Universidad Europea de Madrid (Espanha); Francisco Rossal de Araújo, professor e desembargador federal no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4); Gilberto Stürmer, advogado, parecerista e Conselheiro Seccional da OAB/RS; Guilherme Wünsch, Pós-Doutor em Direito; J. Eduardo Amorim, professor e pesquisador da Universidad de Oviedo (Espanha); e João Vicente Rothfuchs, advogado e professor da PUCRS; Lenara Giron da Silva, advogada trabalhista e Doutoranda em Direito; e Tiago Mallmann Sulzbach, juiz do Trabalho no TRT4.

No turno da tarde, oito acadêmicos de Direito apresentaram trabalhos, que foram avaliados por uma banca composta pelas professoras Mariângela e Caroline D’Ávila. Expuseram seus trabalhos os estudantes Ana Lúcia Martins, Caroline Silva Fenilli Pettenuzzo, Edimilson Nascimento de Lima, Elisiane Szeradzki, Guinifer Rodrigues Vidal, Rafael Kabke dos Santos, Tiago dos Santos Krug e Sabrina Artico Bragante.

A solenidade de abertura contou, ainda, com uma homenagem à coordenadora do Curso, professora Maria Cláudia Felten. “A docência nos reserva muitos momentos felizes e, talvez, a realização do III Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho em minha homenagem tenha sido um dos dias mais felizes da minha vida acadêmica. Guardarei para sempre o carinho que as organizadoras, professoras Mariângela Guerreiro Milhoranza da Rocha, Denise Fincato e Cíntia Guimarães, tiveram na escolha dos 12 palestrantes e das surpresas que prepararam! Também o carinho recebido dos colegas de docência e dos alunos foi muito emocionante. É muito bom saber que na caminhada estou acompanhada de gente que é gente, que se emociona, que sonha, que acredita e que faz”, afirma a homenageada.

Para a professora Mariângela, uma das coordenadoras do congresso, o evento foi um sucesso. “Nossos alunos e o público externo tiveram a oportunidade de ouvir os maiores juristas nacionais e internacionais sobre Direito e Processo do Trabalho. Ademais, nós tivemos também uma questão muito importante neste evento, de cunho afetivo, já que quem foi homenageada neste congresso foi a nossa Coordenadora, professora Maria Cláudia Felten. Foi um congresso onde a afetividade, o carinho, o amor estiveram muito presentes e, obviamente, o conhecimento jurídico foi muito importante”, avaliou.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia