25/05/2021
Tecnologia e inovação foram foco da 1ª semana da Enfermagem

Evento realizado de forma online reuniu acadêmicos da IMED dos Campi Passo Fundo e Porto Alegre em dois dias de programação

Com o intuito de proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos e reflexões sobre a “Tecnologia e Inovação no contexto do trabalho da enfermagem em momento de crise”, ocorreu na última semana a 1ª Semana da Enfermagem da IMED.

O evento, que ocorreu de forma online, reuniu os estudantes do curso dos Campi Passo Fundo e Porto Alegre, em dois dias de atividades e discussões com profissionais sobre as mais diversas óticas da atuação profissional em meio a pandemia.

“A enfermagem, possui vocação primordial na prevenção, promoção e recuperação da saúde dos pacientes e o evento venho para valorizar e mostrar o protagonismo da profissão em diferentes espaços, abrindo possibilidades de intervenção alinhados a inovação e tecnologia. Expandindo a visão de atuação do (a) enfermeiro (a) em diferentes perspectivas de trabalho, seja na atenção básica ou hospitalar, como também na área empresarial, demostrando o empoderamento da classe. Foi um momento incrível, gratificante para todos da comissão organizadora, onde a enfermagem da IMED fez história com sua I Semana Acadêmica reunindo profissionais e convidados para debater e refletir conhecimentos técnicos e científicos de grande relevância para a área. Foram dois dias de evento, com semanas intensas de planejamento e organização para promover a troca de experiências e obter novos aprendizados acerca do trabalho da enfermagem”, ressalta o acadêmico Jeferson Pedro Mingotti, que cursa o 3º semestre da graduação e que fez parte da Comissão Organizadora do evento.

Entre os assuntos abordados estiveram a vivência e o trabalho hospitalar em meio à pandemia, segurança do paciente, atuação dos enfermeiros em relação à utilização de novas tecnologias, enfermagem no SAMU e sua realidade, Síndrome de Bournout e o esgotamento profissional no contexto atual, ozonioterapia no tratamento de lesões, gestão da rede básica de atenção à saúde, laserterapia, influência da pandemia no processo de captação de órgãos, princípios sobre eletrocardiograma, motivação e sucesso, além da rodada de apresentação de trabalhos relacionados ao dia a dia da profissão.

Entre os nomes que participaram da programação com os acadêmicos do curso, estiveram as enfermeiras Janete Rodegheri, Deise Quadros, Pauline Eloíse Mariani, Cássia Orsolin Comin, Simone Teixeira, os enfermeiros Thomaz Felipe T. Staczak, Alexander de Quadros, Mateus Gomes Cócaro, Nédio Bedendo, o médico Victor Grabois, a psicóloga Stéfani Pinheiro, e o Neurotrainer Felipe Borba.

“A IMED fez uma estreia extraordinária com o evento da 1ª Semana da Enfermagem, com a participação dos estudantes dos campi Passo Fundo e Porto Alegre, e com cerca de 300 participantes já nessa primeira edição. Foi um evento organizado com bastante carinho e responsabilidade, com a participação ativa dos próprios alunos de ambos os campi, e trouxe participantes externos importantes e assuntos com grande impacto em relação à tecnologia, especialmente porque o evento trouxe diferentes formas de atuação da enfermagem com os temas que foram trazidos para discussão”, comenta a professora Andressa Rebequi, Coordenadora da graduação em Enfermagem de Passo Fundo.