18/06/2021
Tecnologia à serviço da Medicina

Hospital-Escola da IMED inaugura novo equipamento de ressonância magnética, que trará mais eficiência no diagnóstico por imagem

O Hospital de Clínicas de Passo Fundo, que desde o credenciamento do Curso de Medicina da IMED é o seu Hospital-Escola, inaugurou um novo equipamento de ressonância magnética, que já está disponível para o atendimento da comunidade da região.

Foto: Assessoria de Imprensa HCPF

O equipamento, que trará mais eficiência no diagnóstico por imagem, é do modelo Vantage Galan e está em funcionamento no Centro de Diagnóstico por Imagem do HC. Fruto de um investimento de R$ 5,5 milhões, é o primeiro da América Latina a contar com a tecnologia Canon 3 Tesla. A novidade é mais um símbolo da modernização da instituição de saúde, que, neste ano, foi reconhecida entre os 100 melhores hospitais do Brasil, segundo o ranking Best Hospitals, elaborado pela revista norte-americana Newsweek.

Projetado para maximizar o conforto do paciente sem comprometer a qualidade da imagem, o modelo se destaca por sua tecnologia, proporcionando um exame silencioso, preciso e com mais rapidez.

O equipamento de ressonância magnética 3 Tesla vai ampliar a qualidade no diagnóstico de diversas áreas da saúde, associando também resultados cada vez mais rápidos e com mais detalhes anatômicos. Com uma abertura de 71 centímetros, a cabine propicia ao paciente a sensação de amplitude durante a realização do exame.

Além de todos esses benefícios, o bem-estar e o conforto dos pacientes também fazem parte deste novo serviço, que possui estrutura planejada para a comodidade e segurança das pessoas que necessitarem de um exame de imagem.

O diretor clínico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo e coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem do HC, Dr. Paulo Sérgio Osório, reforçou que a aquisição deste novo equipamento integra a fase de expressivo crescimento do Hospital de Clínicas, referência para cinco Coordenadorias Regionais de Saúde, compreendendo uma população de cerca de 1,6 milhão de pessoas.

IMED E HCPF

Desde 2014, com a autorização do Curso de Medicina na IMED, os alunos podem atuar na infraestrutura do HCPF, que, apesar de centenário, vem se modernizando dia após dia, tornando-se referência nas mais diversas especialidades.

Com um perfil médico generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, os alunos do curso podem realizar sua prática clínica dentro do Hospital Escola, onde contam com uma infraestrutura exclusiva para a realização e desenvolvimento de suas atividades médicas dentro da graduação.

Foto: Mola Arquitetura

Nesse sentido, o estímulo ao uso de tecnologias que melhorem a condição de vida dos brasileiros, como é o caso dos investimentos realizados pelo HC, proporcionam também à formação dos futuros médicos, a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotores da saúde integral do ser humano.

Com o projeto de modernização das instalações em andamento, o hospital está qualificando o atendimento. Somente no último ano, aumentou seu corpo clínico e ampliou a capacidade de atendimento, que abrange, atualmente, mais de 30 especialidades médicas em média e alta complexidade. Ainda em 2020, realizou 17.770 internações e 281.625 atendimentos, além de 10.304 cirurgias.