15/09/2020
Seminário Internacional aborda Direito, Democracia e Sustentabilidade

Por: Eduarda Perin

Mais de 440 pessoas participam do VII Seminário Internacional Direito, Democracia & Sustentabilidade, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da IMED. O evento iniciou na segunda-feira, dia 14, e segue até quarta, dia 16 de setembro.

No primeiro dia, as discussões abordaram a Teoria de Justiça de Amartya Sen, com mesas redondas, sessão de depoimentos, apresentações de trabalhos e a conferência “Justiça Social e Contribuições de Sen na atualidade”.

Já nesta terça-feira, o Seminário promoveu o debate “Democracia, Direito e Novas Tecnologias – pesquisadores brasileiros na Universidad de Zaragoza” com a participação do professor Dr. Fernando Galindo, da UNIZAR, da cidade de Zaragoza, na Espanha, como palestrante e onze professores de diferentes instituições de ensino como debatedores.

A tarde, foi realizado um painel com egressos do Mestrado em Direito da IMED. “Desafios acadêmicos e profissionais” foi o tema do painel, que teve a coordenação da professora Dra. Tássia Gervasoni.

Em seguida foi realizada a Aula Inaugural do PPGD com o professor Dr. Ingo Wolfgang Sarlet, da PUCRS. O professor abordou proteção de dados como direito fundamental.

Confira a programação para o último dia de Seminário:

9h: Painel: Democracia e Direitos Humanos

Palestrantes:

• Profa. Dra. Alessandra Silveira (Universidade do Minho/Portugal)
  • Prof. Dr. Simone Vezzani (Università degli Studi di Perugia/Itália)
  • Prof. Dr. Enrique Pietro Rios (Universidad del Rosário/Colômbia)

Debatedora:

• Maria Cláudia Felten (IMED)

Coordenação:

• Prof. Dr. Jacopo Paffarini (PPGD/IMED)

14h: III Encontro de grupos de pesquisa

Coordenação: