20/08/2019
Semana Acadêmica debate Direito, Democracia e Grupos Vulneráveis

Por: Eduarda Ricci Perin

Evento promove palestras, workshops e Mostra de Trabalhos

Os alunos e professores do curso de Direito da IMED participam, de 19 a 23 de agosto, do XIV Seminário Acadêmico da Escola de Direito e do Seminário Internacional Direito, Democracia e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Direito da instituição.

De acordo com o coordenador do Direito da IMED, Iuri Bolesina, o evento representa um momento de diálogo, de discussão e de crítica sobre os paradigmas atuais. “O tema do evento que é Direito, Democracia e Grupos Vulneráveis discute um momento muito duro e muito difícil para a poluição vulnerável, que é um reflexo tanto da cultura contemporânea, quanto das opções políticas feitas pelo Brasil”, destaca. Para ele, além do debate de temas relevantes, o evento proporciona o contato dos alunos com palestrantes e convidados que são referências nas áreas que atuam.

Na segunda-feira (19), noite de abertura do evento, os alunos e professores participaram de duas palestras: “A democracia sequestrada pela tecnologia” com o professor Dr. José Luiz Bolzan de Morais e “Migração e direitos humanos: a questão da Venezuela” com o professor Dr. Florisbal Del’Olmo.

A segunda noite de Semana Acadêmica, nesta terça-feira (20), contou com a participação da Dra. Sabrina Fernandes, pesquisadora e idealizadora do canal Tese Onze, que abordou o tema “Para além dos direitos humanos: paradigmas de construção política” e do professor Dr. Eduardo Pazinato, mestre em Direito e doutorando em Políticas Públicas, que destacou o tema “A segurança cidadã na encruzilhada”.

Nos dois primeiros dias, além das palestras, a Semana Acadêmica contou com workshops. Na segunda-feira, o tema foi Invisibilidade de Raça, Cultura e Gênero com a participação do professor Ipácio Carolino e da Me. Isadora Balen. Na terça-feira, o workshop abordou Invisibilidade do Acusado e da Vítima no Direito Penal com o Me. José Paulo Schneider e a Delegada Rafaela Bier.

Confira a programação dos próximos dias:

PALESTRAS
Quarta - 21/08/2019 - 19h10
“A Prática trabalhista pós-reforma” com Me. Luiz Henrique Dutra.
“As perspectivas do Direito Penal Negociado” com Me. Nidal Ahmad.

Quinta - 22/08/2019 - 19h10
Palestra com Dr. Augusto Jaguer Júnior

WORKSHOPS
Quarta - 21/08/2019 - 8h10